Da Redação
Olhar Digital
O YouTube encerrou, na noite desta quarta-feira (3), dois canais pertencentes ao portal Terça Livre, do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. A plataforma online de vídeos declarou, em nota, que os dois perfis violariam os termos de uso do site.
O Terça Livre Tv, conta principal, e o Terça Livre Live, conta reserva, estão fora do ar. A página principal de Allan dos Santos já havia sofrido uma advertência quando o blogueiro criou a conta reserva para driblar possíveis punições da plataforma. A criação do perfil alternativo para fugir de sanções é uma das violações que motivaram o encerramento.
O canal também teria burlado uma das regras relativas a “política de integridade da eleição”, quando publicou vídeo que procurava apontar supostas fraudes na eleição dos EUA. O YouTube adverte contas que propaguem notícia falsas, como alegações a votação feita por pessoas mortas, falhas nas máquinas de votos e contagem de cédulas falsas.
Em comunicado no site oficial do Terça Livre, o grupo alega que sofreu censura por parte do YouTube após campanha orquestrada pelo grupo ativista Sleeping Giants Brasil — conhecido por combater a desinformação e expor anunciantes de plataformas de fake news.
Em nota enviada à Folha de São Paulo, o YouTube afirma que “se reserva o direito de restringir a criação de conteúdo de acordo com os próprios critérios.” Quando o YouTube adverte uma conta pela segunda vez, o canal fica impossibilitado de subir vídeo ou fazer lives durante uma semana.
Cesura no Youtube
Para juristas ouvidos pela nossa reportagem, a medida do Youtube configura clara censura aos canais Terça Livre. E pior´: trata-se de censura prévia, o que não tem respaldo no ordenamento jurídico brasileiro.
INFORME PUBLICITÁRIO GOVERNO DE MT