Da Redação
A Justiça determinou a realização de uma nova eleição para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Barra do Bugres, após identificar uma artimanha fraudulenta arquitetada pelo vereador Dr. Gustavo Ferreira.
A decisão judicial foi proferida pelo juiz Arom Olímpio Pereira, da 2ª Vara de Barra do Bugres, ao deferir liminar em mandado de segurança cível, anulando a eleição devido a uma sucessão de irregularidades normativas que comprometeram o processo legislativo e afrontaram preceitos fundamentais do Estado Democrático de Direito.
A nova eleição da Mesa será nesta terça-feira, 04, convocada pelo Presidente interino, vereador mais votado no pleito de outubro, Alex da Funilaria.
Dr. Gustavo Ferreira, vereador de primeiro mandato, uniu-se a figuras da velha política local, incluindo o ex-vereador Jonas Manoel de Souza, conhecido como “Joaninha”, e seu irmão, o vereador Dr. Antonio Lambretão, com o objetivo de conquistar a presidência da Mesa Diretora da Câmara. Joaninha, ex-presidente da Câmara e ex-chefe do Detran de Barra do Bugres, possui um histórico de crimes contra a administração pública, incluindo peculato e corrupção passiva. Ele inclusive, já foi preso.
A articulação política incluiu exigências para que a Secretaria de Obras fosse entregue ao grupo em troca de sustentação política à atual gestão na Prefeitura. Sob ameaças, o grupo deixava claro que chegou para ‘colocar a faca no pescoço’, uma gíria no meio político, para dizer que exigiriam cargos e espaço na gestão, caso contrário, fariam oposição ferrenha à chefe do Executivo.
Com a decisão judicial pela anulação da eleição vencida por Dr. Gustavo, o grupo orientado por Joaninha, segue fazendo pressão. Nos bastidores, correligionários do presidente destituído afirmam que tumultuarão a sessão desta terça. A Câmara, ciente dessa possibilidade, já teria solicitado reforço policial de Tangará da Serra para evitar conflitos durante a nova eleição da Mesa.
Grupão provocou crise política em Barra do Bugres
A crise política, que tem colocado Barra do Bugres no noticiário estadual de forma negativa, pode ser encerrada com a derrota do grupo de Gustavo e Joaninha, ou escrever um novo capítulo, dependendo do resultado.
A expectativa de renovação política no legislativo barrabugrense com a eleição de Alex da Funilaria, Silvestre e Dr. Gustavo foi frustrada com a união dos parlamentares ao grupo de Lambretão e Pepe Motorista, conhecidos por seus métodos de pura politicagem.