Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025

SOCIAL Segunda-feira, 11 de Abril de 2022, 18:55 - A | A

11 de Abril de 2022, 18h:55 - A | A

SOCIAL / EXEMPLO DE DETERMINAÇÃO

Paulo Righetto é aprovado na 2º fase do revalida e Tangará da Serra ganha um médico!

Righetto enfrentou dificuldades, superou barreiras e venceu obstáculos para realizar seu sonho de virar médico

Edésio Adorno
Tangará da Serra



Filho de um sitiante e de uma servidora pública do estado, Paulo Righetto nasceu em Tangará da Serra. Cursou o ensino fundamental e médio na escola Patriarca da Independência, do distrito de Progresso. Aos 17 anos de idade, tomou uma decisão arriscada que mudaria para sempre o curso de sua vida. Contrariou muita gente, colocou a roupa em uma muchila  e partiu para Santa Cruz de la Sierra, onde cursou medicina. Na Bolívia, longe da família e de amigos, com a grana mais curta que cobertor seca poço, o jeito foi remar contra a maré e enfrentar de cabeça os desafios impostos pela escolha que fizera.

Com o diploma debaixo do braço, Paulo Righetto retorna a sua terra natal. Revalidar esse diploma para poder exercer a profissão de médico foi mais um desafio épico. Para o ministério da Educação e as corporações médicas, em especial o poderoso Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CREMESP), quem não consegue ingressar em uma faculdade pública ou não pode pagar o curso em uma universidade privada e atravessa a fronteira para estudar no Paraguai ou na Bolívia, é impiedosamente alcunhado de estrangeiro.

Rotular um brasileiro de estrangeiro em sua própria Pátria  é o cumulo do preconceito e da discriminação.

Righetto enfrentou essa xenofobia infundada, inconsequente e rastaquera.

E mais: conviveu com o deboche, ouviu pilheria e foi sentenciado ao fracasso até por gente que diz defender a educação e a qualificação profissional de jovens e adultos. Humilde, porém focado em seu objetivo, Paulo Righetto não se deixou abater. Ela sabia que mais cedo ou tarde o sonho de vestir o jaleco branco, colocar o estetoscópio no pescoço e atender seus pacientes chegaria. Deus nunca desampara a quem a ele pede socorro!

Casado com Denize Lackman Riguetto, de cujo relacionamento abençoado por Deus surgiu um lindo menino,  Paulo Riguetto pode comemorar, a vitória já chegou e chegou em grande estilo. Ele foi aprovado na 2º fase do REVALIDA na Universidade Nacional de Brasília. Assim que concluído os trâmites burocráticos, o que deve demorar poucos dias, o Riguetto será inscrito no Conselho Regional de Medicina. Aí, então, o ex-coordenador geral da Central de Regulação do SAMU, gestão Fábio Junqueira, será conhecido, para o orgulho de sua família e de amigos, como o Dr Paulo Righetto.

A direção deste site deseja sucesso ao médico Riguetto em sua profissão.  Você é um vencedor e vai continuar vencendo sempre. Cada vida salva, cada enfermo curado, cada dor aliviada, cada atendimento humanizado, cada gesto de carinho por seu paciente será mais um passo em direção ao sucesso e a realização humana. 

 

 

 

Comente esta notícia

Amanda Machado Fonseca 28/04/2023

Força guerreiro! Quem não gostaria de sofrer deboche, dificuldade e humilhação fazendo medicina, grande parcela da sociedade gostaria. Ah! Gente! pelo amor de Deus, reportagem sensacionalista, paga pelo médico ou com intenção de troca de favores, só pode. Quanto exagero, este médico não sabe o que é deboche, dificuldade e humilhação de verdade, experimenta ganhar um salário mínimo e sustentar sua família como muitos pais de família por aí, aí sim é dificuldade. Sofrer fazendo medicina, misericórdia.

positivo
0
negativo
0

Fco Gomes 13/04/2022

Parabéns! Não sou contrário a essa prova do Revalida, só acho que deveria ser pra todos, inclusive para os formados no Brasil. Pra ser advogado se exige a prova da OAB, para contador o CRC e porque o médico só exige o firmado no exterior? O grande erro estar aí! Todavía, os que são aprovados nesse processo de revalidação, só têm demonstrados suas competencias e nesse ato sublime, estão dizendo de fato pra que vieram.

positivo
0
negativo
0

Rosimeire da Costa Rossigali 12/04/2022

Que o senhor ilumine seu caminho, te encha de luz, sabedoria e empatia no cuidado ao próximo. Tenho certeza que sua luta não foi em vão, pois o senhor abençoa os escolhidos! Parabéns, força e fé! ????????????

positivo
0
negativo
0

Adenir 11/04/2022

Que blog mediocre. O novo médico é do nivel do mesmo.

positivo
0
negativo
0

José Pereira Cardoso 11/04/2022

Parabéns Dr Paulo fico muito feliz em ler essa reportagem. E com muito orgulho que eu José Pereira Cardoso. te parabenizo. Eu tenho uma filha que já é meio médico graças a Deus tudo vai dar certo amém

positivo
0
negativo
0

5 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT