Edésio Adorno
Tangará da Serra
Preocupadas e comprometidas com a saúde e o bem-estar da população de Tangará da Serra, as vereadoras Sandra Garcia e Dona Neide, ambas do PSDB, fizeram uma revelação preocupante nas redes sociais. Segundo as parlamentares, existe uma demanda reprimida por ultrassonografia e 1.500 pacientes estariam na fila de espera para realizar o exame.
A prefeitura até dispõe de equipamento de ultrassom, o que falta mesmo seria profissional para realizar os exames. Cansadas de cobrar providencias, Dona Neide e Sandra Garcia procuraram o deputado Faissal Calil (PV), que de imediato se sensibilizou com a causa e providenciou a liberação de uma emenda no orçamento do Governo de MT da ordem de R$ 150 mil destinada a contratação de um ultrassonografista.
Para que serve a ultrasson
De acordo com informações extraídas do site Tua Saúde, a ultrassonografia é um exame de imagem que pode ser indicada pelo médico com o objetivo de identificar alterações nos órgãos. Assim, esse exame pode ser recomendado para:
Investigar a dor abdominal, nos flacos ou nas costas; diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto; diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários; visualizar as estruturas dos músculos, articulações e tendões.
É um exame simples, barato e imprescindível na rede pública de saúde.
“É inaceitável e incompreensível que não tenhamos esse exame em nossa cidade e muitas pessoas de baixa renda, que não podem pagar um laboratório particular, permanece por tempo indeterminado na fila de espera”, afirmam as vereadoras, ressaltando o importante apoio do deputado Faissal na viabilização de recursos para contratação de um profissional para realizar esses exames.