Da Redação
A Bronca Popular
A Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investigam um novo plano de atentado contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com apuração divulgada pela CNN nesta quinta-feira (9), o ataque em planejamento envolveria explosivos, granadas e um fuzil Barrett, utilizado por atiradores de elite, com execução prevista ainda neste mês.
As investigações, conduzidas pela Divisão de Inteligência Policial (DIP) da PF e pela Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (Dpcev) da PCDF, visam identificar os envolvidos e os métodos a serem empregados.
Na última semana, um homem de 30 anos foi preso na Bahia, após denúncias indicarem seu envolvimento em ataques planejados em Brasília. Ele foi interceptado enquanto viajava em um caminhão, em uma operação que contou com helicópteros da polícia.
Outro episódio recente incluiu a prisão de um homem próximo ao Comando-Geral da Polícia Militar do DF. Ele alegou portar dispositivos explosivos destinados a atacar as sedes da Polícia Militar e da PF.
Essas ameaças se somam a outros casos registrados em 2024, como a tentativa de explosão no STF e planos revelados pela operação Contragolpe.
A ação descobriu um esquema envolvendo militares de alta patente que visavam assassinar Lula, Moraes e o vice-presidente Geraldo Alckmin, com o objetivo de impedir a posse presidencial e manter Jair Bolsonaro no poder.