Edésio Adorno
Tangará da Serra
Internada na UPA de Tangará da Serra, desde a última quinta-feira (01/07), a idosa Maria de Lima Souza, 71 anos, espera por transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde possa ser submetida a um procedimento de arteriografia e cirurgia de embolização.
O caso foi revelado, aqui na BP, em primeira mão! Familiares da idosa informaram que no domingo (04/07) foi disponibilizada uma vaga de UTI para dona Maria, cuja vaga foi perdida e cedida para outro paciente porque a UPA de Tangará da Serra não atendeu e nem teria respondido as mensagens do hospital de Cuiabá.
Apreensivos e preocupados com o quadro clinico de dona Maria, seus familiares procuraram a Defensoria Pública para pleitear na justiça o encaminhamento da mulher para um hospital com suporte de UTI para realizar a cirurgia de embolização e o procedimento de arteriografia.
Diante dos documentos médicos encartados no processo e da urgência que o caso requer, o juiz concedeu a tutela de urgência (liminar) e mandou a prefeitura de Tangará da Serra disponibilizar, em 24 horas, vaga para realização do procedimento de arteriografia e cirurgia de embolização, com suporte de UTI e demais procedimentos necessários ao tratamento do Acidente Vascular Cerebral, ficando obrigada ainda a providenciar o transporte para o local da regulação, isso sob pena de incidir em multa de R$ 1 mil por hora de atraso.
O magistrado determinou ainda que, caso a liminar não seja integralmente cumprida pela prefeitura no prazo de 24 horas, o bloqueio judicial de verba pública para custear o procedimento na rede privada de saúde, mediante a apresentação de três orçamentos de hospitais da rede privada a ser juntados pela família de dona Maria.
Informação de última hora dá conta de que a prefeitura não cumpriu a ordem judicial e o juiz teve que efetuar o bloqueio de dinheiro na conta bancária da prefeitura para cobrir os gastos com o tratamento da idosa.
A Bronca Popular acompanha esse caso e a qualquer momento poderá trazer mais informações