EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O presidente da Fundação Nacional do índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier, acompanhado do deputado Federal Neri Gueller (PP) e do deputado estadual João Mattos (MDB), participou, na noite de ontem (29/11), da solenidade de formatura de 42 indígenas em gestão de negócios pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Campo Novo do Parecis.
O anfitrião do evento foi o prefeito Rafael Machado (PSL), que destacou a importância da qualificação da mão de obra indígena e enalteceu o presidente Bolsonaro pelo reconhecimento do governo federal ao direito dos povos indígenas de poder usar suas terras para plantar, produzir alimentos, melhorar suas condições de vida e ajudar a economia do país.
A proposta do curso é capacitar indígenas para o trabalho em gestão de negócios em suas aldeias. Sua realização atendeu a um pleito das lideranças indígenas, entre elas, o presidente da Associação Waymarê, Paulo Zenazokemae e o cacique da aldeia Quatro Cachoeiras, Narciso Kazaizoese.
Foto: Facebook/Bolsonaro
O deputado Gueller reconheceu o empenho do presidente da Funai e do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), que atenderam a uma determinação do presidente Jair Bolsonaro e firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPF, o qual assegura aos indígenas o direito de plantar e produzir com segurança jurídica.
Já o deputado João Mattos discursou que o trabalho dignifica e enobrece o cidadão.
“Os povos indígenas tiveram seus direitos reconhecidos pelo governo do presidente Bolsonaro. Isso nunca havia acontecido antes. Estão recebendo formação técnica para trabalho na gestão de seus negócios, em suas aldeias. Estão todos de parabéns”, destacou
Sensibilizado com o evento, o presidente Jair Bolsonaro fez um registrar o fato em sua página no Facebook.
“42 irmãos indígenas se formam em Gestão de Negócios pelo IFMT. Em Campo Novo do Parecis/MT eles estão autorizados a plantar em paz, conforme TAC assinado pelo nosso Ministro André Mendonça, da AGU”