Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

COLUNISTAS Terça-feira, 14 de Fevereiro de 2023, 08:22 - A | A

14 de Fevereiro de 2023, 08h:22 - A | A

COLUNISTAS / PATI PONTALTI

Eu juro que pretendo ser uma velha bem fogosa. E você?

Pati Pontalti



foto idosos.jpg

 

Esta é uma cena campanha da parceria da Dolce e Gabbana com a Bacci. Tinha postado o vídeo, mas o Instagram bloqueou, mas confiram em @dolcegabbana. Em princípio, a gente pode até achar interessante terem escolhido este casal mais velho, mas algo me incomodou.

Diferentemente das outras peças da mesma campanha, esta aqui é fofa, de uma castidade exemplar.

Nas outras, as duplas estão quentes, se pegam bonito. Aqui, bitoquinhas frustrantes.

E não quero discutir a campanha, só a uso neste #valentineday para demonstrar algo que me incomoda há algum tempo na tradução da sexualidade na velhice na maioria das imagens cinematográficas, publicitárias e outras mais que acabam por definir um padrão: os velhos não se pegam, a libido é contida, o tesão é comportado. Como se fosse feio, nojento, inesperado, inadequado uma pessoa mais velha ser sexy. Por favor!

Acho isso um baita preconceito, do mesmo tipo que tenta limitar a roupa que a gente usa, o jeito que a gente se comporta, o que devemos ou não fazer depois de cruzar certas faixas etárias. Parecem que todos querem que a pessoa mais velha tenha um padrão de comportamento que passa longe de qualquer resquício de liberdade, sensualidade, transgressão.

Etarismo que diz?

Eu não acredito que depois de uma certa idade a gente troque o beijo ardente por bitoquinha sem graça, esqueça os toques quentes e provocativos e adote uma mãozinha no ombro, pare com os arrestos para cumprir uma cartilha de castidade que mecaniza gestos, beijos e tudo mais.

Não sempre, não todos os dias, não como modus operandi.

Acho que a sexualidade deve ser vista de forma semelhante em todas as idades.

Ah, Pati, mas a gente vai perdendo a libido, vai ficando mais acomodado. Pode ser, mas talvez essa ideia de como deva ser tenha até camuflado o como é de fato. Não estou falando de acrobacias, mas de calor, de verdade, de atração.Enfim. Acho que precisamos, sim, rever como a gente percebe a sexualidade em várias idades e também como ela é apresentada pra gente, o que acaba até norteando o nosso próprio comportamento - limitando seria um termo melhor?

Eu juro que pretendo ser uma velha bem fogosa. E você?

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Pati Pontalti (@patipontalti)

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT