EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O incêndio na vegetação da Serra do Limão teve início no último sábado, segundo relatos compartilhados em grupos de Whatsapp, se alastrou pela cabeceira da serra e seguiu em direção a fazenda Andirá, de propriedade do médico Francisco Canhoto e avança rumo ao assentamento Antonio Conselheiro.
Em um áudio que A Bronca Popular teve acesso, o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Sepotuba, Paulo Zocal de Matos alerta para riscos de dano a fauna ictiológica do Sepotuba.
Segundo Zocal, a cinza que resulta da queima da vegetação pode ser levada pelos córregos afluentes para o leito do rio. “Se isso acontecer, haverá redução de oxigênio e a mortalidade de peixes será inevitável”, alertou o ambientalista, que fez questão de cobrar ação imediata do governo do estado por meio do Corpo de Bombeiros Militar e de brigadistas de combate as queimadas.
Uma aeronave do empresário Deomar Hiper de Lima, da Aeroagricola Rondon, que já acumula experiência de quase vinte anos na prevenção e combate de incêndio em varias unidades da federação, fez um sobrevoou a área que está sendo devastada pelo fogo. Três mil litros de água foram lançados sobre as chamas para ajudar a debelar o fogo, mas o trabalho foi inócuo. A vegetação seca e a corrente de ar que sopra a extensa área favorece a propagação do fogo.
Frare e Dr. João
Nesse momento, o vereador Claudinho Frare e o empresário Randon estão reunidos com o deputado Dr. João Matos (MDB) para pedir que acione o governo do estado para mobilizar as forças de combate ao incêndio para evitar que as chamas se alastrem e causem danos aos proprietários e assentados do Antonio Conselheiro. “Precisamos agir rápido para evitar que propriedades, plantações, animais e até moradias sejam destruídas pelo fogo”, declarou Frare.
Matos entrou em contato com o secretário chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que já determinou ao secretário Alexandre Bustamante dos Santos (Segurança Pública) que adote as medidas necessárias para conter o avanço do fogo na zona rural de Tangará da Serra.
Corpo de Bombeiros Militar
O Tenente Valmir Rampim informou que uma brigada de 20 bombeiros deve ser deslocada na madrugada de amanhã para fazer o enfrentamento ao fogo. "Estamos traçando uma estratégia, com nosso comando, para atacar esse incêndio na madrugada, quando o clima está mais fresco e com menos vento”, afirmou o militar. Rampim afirmou ainda que cerca de 20 bombeiros foram mobilizados e que todos es esforços serão empreendidos para debelar o incêndio.