Da Redação
A Bronca Popular
Na manhã deste domingo, eleitores de Tangará da Serra se depararam com uma cena que remete às práticas da velha política: uma chuva de santinhos de Fábio Junqueira (Republicanos) e de candidatos a vereador de sua coligação inundou as ruas próximas a diversos locais de votação.
A prática, vedada pela legislação eleitoral, também trouxe prejuízos ao meio ambiente, com grande quantidade de papel descartado em vias públicas.
A Secretaria de Infraestrutura do município precisou intervir, recolhendo mais de dois sacos de papéis em frente a estabelecimentos de ensino que serviam como pontos de votação.
Além de infringir as normas eleitorais, a ação chamou a atenção pela incoerência com o discurso de Fábio Junqueira, que se apresenta como combatente das velhas práticas políticas.
O derramamento de santinhos às vésperas das eleições é uma estratégia conhecida, mas ultrapassada, associada ao "vale-tudo" pelo voto. Eleitores e autoridades locais esperavam que, como líder da campanha, Junqueira tivesse controlado sua equipe para evitar essa infração.