Da Redação
A Bronca Popular
A BR-163, uma das principais artérias do transporte rodoviário no Brasil, conecta o país de norte a sul, desde Santana do Livramento (RS) até Miritituba (PA), no município de Itaituba.
A rodovia desempenha um papel estratégico no escoamento de grãos, como soja, milho e algodão, para exportação através do Porto de Miritituba, no Rio Tapajós, sendo fundamental para o agronegócio, a indústria, o comércio e os serviços.
No estado de Mato Grosso, a BR-163 percorre cerca de 1.030 km, cruzando cidades importantes como Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Lucas do Rio Verde. Por muitos anos, a rodovia foi conhecida como a "Rodovia da Morte", devido ao elevado número de acidentes fatais e à precariedade em infraestrutura.
Contudo, essa realidade está mudando. Em 4 de maio de 2023, o governo de Mato Grosso assumiu oficialmente a concessão do trecho estadual da BR-163, inaugurando uma nova era de desenvolvimento e segurança.
Sob a gestão do governador Mauro Mendes e com a liderança técnica do ex-senador Cidinho Santos, presidente do conselho de administração da Nova Rota do Oeste, a rodovia está sendo transformada na "Rodovia da Vida".
Os resultados já são visíveis. Segundo Cidinho Santos, até o dia 20 de dezembro de 2023, serão entregues 100 km de pista duplicada, abrangendo o trecho entre o Posto Gil, em Diamantino, e Nova Mutum, com mais 14 km após Nova Mutum em direção a Lucas do Rio Verde.
“Estamos acelerando as obras, cumprindo a determinação do governador para entregar uma rodovia mais segura e eficiente. Essas duplicações vão salvar vidas, impulsionar o desenvolvimento e proporcionar mais conforto e agilidade para todos os usuários”, afirmou Cidinho em suas redes sociais.
A duplicação é um verdadeiro presente de Natal para os mato-grossenses e para todos que dependem da rodovia.
Além de garantir um transporte mais rápido e seguro, a nova infraestrutura promete fortalecer o agronegócio, principal motor da economia do estado, e reduzir os custos logísticos para exportação.
As obras continuam em ritmo acelerado, e a expectativa é que, nos próximos anos, a BR-163 deixe definitivamente para trás o estigma de rodovia perigosa, tornando-se um corredor seguro, moderno e vital para o crescimento econômico de Mato Grosso e do Brasil.