Da Redação
Com conteúdo do G1
No dia 26 de abril os eleitores vão escolher um dos 12 candidatos anunciados pelos partidos para disputar uma vaga no Senado por Mato Grosso na eleição suplementar. As convenções encerraram na noite dessa quinta-feira (12).
A eleição para um novo senador por Mato Grosso foi definida após a cassação de Selma Arruda, por caixa dois e abuso de poder econômico na campanha eleitoral.
O G1 listou os candidatos e partidos. Veja abaixo:
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), lançou Otaviano Pivetta. O candidato já foi prefeito de Lucas do Rio Verde por dois mandatos e deputado estadual. O candidato terá o apoio do PV, PCdoB, Republicanos, MDB e PSB, que indicou Karyn Gomes para segunda suplente do candidato.
O Democratas (DEM), lançou Júlio Campos, de 73 anos, como candidato na quarta-feira (11). Júlio Campos terá como primeiro suplente o deputado Dilmar Dal Bosco. Já o segundo suplente será Zé Márcio, do PL, partido do senador Wellington Fagundes.
O Patriotas lançou como candidata a tenente-coronel Rúbia, de 44 anos, que atua na Polícia Militar do estado há 24 anos. O partido tem como primeiro suplente Victório Galli e segundo suplente o tenente Luciano Esteves, ambos do Patriota.
O PSC lançou o nome de Reinaldo Morais, como candidato ao Senado. O candidato é empresário do ramo de suinocultura e essa é a primeira vez disputa a vaga de senador. Reinaldo terá como primeiro suplemente Ane Borges e o segundo suplente o tenente-coronel Dias.
O Progressistas (Pros) lançou o nome de Gisela Simona como candidata ao Senado. Gisela é advogada e atua como superintendente do Procon em Mato Grosso. Arthur Nogueira (Rede) foi anunciado como primeiro suplente dela e o segundo suplente será delegado Cristian Cabral (Pros). Simona recebeu o apoio do partido Rede Sustenabilidade.
O PT lançou o nome do deputado estadual Valdir Barranco para a vaga ao Senado. Ele tem 45 anos, nasceu no Paraná, mas na adolescência se mudou com a família para Nova Bandeirantes, a 980 km da capital.
Ele mora em Cuiabá há 10 anos e é formado em biologia. Atua como deputado estadual e já está em seu segundo mandato. Em Nova Bandeirantes, foi secretário Municipal de Educação e prefeito.
O PSDB lançou a candidatura de Nilson Leitão, em Sinop. É a primeira vez que o partido lança uma candidatura no interior do estado. Nilson já foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal. Ele atua na política desde 1996. Os suplentes de Nilson ainda não foram definidos.
O PSD lançou o vice de Taques, Carlos Favaro candidato ao senado. O PP indicou a empresária Margareth Buzetti na primeira suplência, o que teria sido uma exigência do rei da soja Eraí Maggi.
O PSOL lançou o procurador Mauro como candidato ao Senado. Ele tem 44 anos e é natural de Cuiabá. Mauro é formado em direito e atua como servidor público. Ele já disputou outras eleições em Mato Grosso. Golçalina Pereira de Souza Mello foi definida como primeira suplente e Vanderlei da Guia como segundo suplente do procurador, ambos são do PSOL.
O partido Novo lançou Feliciano Azuaga, de 39 anos. O candidato nasceu em Campo Grande (MS), mas é morador de Sinop há 15 anos. Ele é doutor em economia e atua como professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Pela primeira vez disputa o cargo para senador. Feliciano terá como suplente Sérgio Ricardo Silva Antunes e o segundo suplente será Edgar Belz. O Novo não fez aliança com outros partidos.
Já o partido Podemos anunciou José Medeiros, de 49 anos, como candidato. José é de Caicó (RN) e se mudou para Rondonópolis para trabalhar com política há mais de 20 anos. O primeiro suplente dele será Niuan Ribeiro, atual vice-prefeito de Cuiabá, e a coronel da reserva da Polícia Militar, Zózima Matias dos Santos, como segunda suplente.
Também nessa quinta-feira o PSL decidiu que não terá candidato ao Senado. O partido anunciou que vai apoiar a candidatura do deputado estadual Elizeu Nascimento, lançado pelo Democracia Cristã. Zilmar Dias da Silva foi indicado pelo PSL para primeiro suplente de Elizeu e a sargento Lucélia Alves dos Santos como segunda suplente.
(Com conteúdo do G1 adaptado para o formato deste site)