Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 29 de Julho de 2024, 18:57 - A | A

29 de Julho de 2024, 18h:57 - A | A

POLÍTICA / FAKE NEWS

Justiça Eleitoral condena Eric Fantin por propaganda eleitoral baseada em fake news

Este caso serve de alerta para outros pré-candidatos sobre as consequências legais de utilizar informações falsas como estratégia de campanha

Da Redação



A Justiça Eleitoral condenou o delegado de Juara e pré-candidato a prefeito de Brasnorte, Eric Fantin, por propaganda eleitoral baseada em fake news. A condenação resultou de uma representação ajuizada pelo Partido União Brasil, que acusou Fantin de propaganda eleitoral extemporânea e antecipada devido a conteúdos divulgados em suas redes sociais.

Nessas publicações, ele proferiu sérias acusações criminais sem provas, com o intuito evidentemente eleitoreiro, envolvendo, entre outros, a atual administração do município de Brasnorte, que, segundo ele, estaria envolvida com lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

O Ministério Público Eleitoral considerou que “não há dúvida de que o conteúdo do vídeo é ofensivo e desinformativo, pois vincula a imagem da administração municipal (e por reflexo, do Prefeito) ao tráfico de drogas, situação que carece de comprovação, uma vez que não há, pelo menos até o momento, qualquer investigação em curso fiscalizada pelo Ministério Público Estadual nesse sentido”.

O Juiz Eleitoral Romeu da Cunha Gomes determinou a imediata exclusão da publicação feita pelo delegado, assim como a proibição de publicar novamente o mesmo conteúdo em qualquer plataforma digital, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Além disso, foi aplicada uma multa eleitoral no valor de R$ 5 mil ao pré-candidato Eric Fantin.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT