Sábado, 21 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 22 de Junho de 2020, 17:29 - A | A

22 de Junho de 2020, 17h:29 - A | A

POLÍTICA / Caso Ronaldo Ração

Câmara deve abrir processo para investigar possível ilegalidade cometida pelo presidente da Casa

EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra



O possível uso de um carro público para o transporte de ração animal será apurado pela Câmara Municipal de Tangará da Serra. Na semana passada o vice-presidente da Casa, vereador Vagner Guimarães (PSDB) informou aos demais vereadores que a apuração terá início. A investigação é motivada por uma notificação interna por parte da Controladoria da Câmara.

“Em virtude de matéria veiculada no site A Bronca Popular, no dia 08/06/2020, contendo denúncia de mal uso de veículo oficial da Câmara Municipal, pelo, então, Presidente da Câmara Municipal, Sr. Ronaldo Quintão (...) que contém imagens do circuito interno de segurança da Câmara Municipal, lembramos a Vossa Excelência, que (...) é de suma importância que o Vice-presidente assuma as atividades de investigação e esclarecimentos da denúncia acima, já que se trata de fatos inquinados supostamente realizados pelo Presidente Ronaldo Quintão”, diz o documento.

A investigação é importante porque o uso de veículo público é ilegal e essa improbidade administrativa, de acordo com a Lei 8.429/1992, artigo 10, XIII, se comprovada, é punida com perda de mandato, de acordo com o artigo 28 do Regimento Interno da Câmara Municipal. Está a aí a importância da apuração.

O vice-presidente da Câmara, recebeu ainda sugestão da Controladoria Interna para que determine a realização de avaliação técnica/auditoria técnica no sistema de segurança interna da Câmara Municipal com objetivo de verificar idoneidade dos dados ali armazenados como o tipo de informações armazenadas: tempo de armazenagem de imagens e audios, backup de imagens e áudios, autorizações para apagar imagens e audios ali armazenados, manualmente e acesso as informações armazenadas pelo público externo política de acolhimento, guarda divulgação destruição de informações armazenadas pessoas com acesso direto autorizados dentre outras informações pertinentes.

LEMBRE O CASO

No dia 08 de junho A Bronca Popular recebeu vídeo de circuito interno da Câmara que mostra atividades suspeitas do presidente vereador Ronaldo Quintão (PSL). O vídeo é do sábado dia 14 de dezembro de 2019 e mostra Quintão chegando com o veículo oficial Mitsubishi Pajero, seguido por uma camionheta que trazia – segundo consta – ração animal, que é descarregada por duas pessoas no pátio da Câmara Municipal. A apuração vai dizer se o presidente se aproveitou do carro público para transportar essa ração até seu sítio, na zona rural. Se isso se confirmar, Quintão deve ser punido por improbidade administrativa.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT