Da Redação
Folha Max
Quem passar pelo setor Morada do Sol 3, em Araguaína, pode dar de cara com uma árvore no meio da rua Raizal. Mas tudo bem, a decisão foi tomada para preservar um pé de pequi que está há mais de dez anos dando frutos e faz parte da historia dos moradores do local.
Foram anos de espera e quando as obras começaram os moradores até ficaram preocupados com a possibilidade de a árvore ser derrubada. "Nossa, aqui ele é sucesso por ter crescido bem no meio da rua. Ficamos felizes em ver o cuidado com ele e, principalmente, o incentivo à preservação ambiental", comentou a moradora Leya Soares.
O município informou que o pé de pequi está bem no meio da via e por isso não traria prejuízos ao trânsito. "Percebemos o sentimento de carinho da comunidade com o pequizeiro e depois de avaliações técnicas decidimos deixar a árvore no local onde a natureza a plantou", disse o secretário de infraestrutura, Simão Moura.
Para dar mais segurança ao local, além de proteger a árvore, uma ilha de concreto será instalada ao redor do pequizeiro. A prefeitura também afirmou que vai instalar sinalização horizontal e vertical para evitar acidentes.
Essa não é a primeira iniciativa de preservar uma árvore que nasceu no meio de uma rua. Em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, foi um pé de cajá que se manteve firme após pedidos da comunidade para mostrar que é possível aliar progresso e preservação ambiental.