Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024

BLOG Sábado, 17 de Agosto de 2024, 22:42 - A | A

17 de Agosto de 2024, 22h:42 - A | A

BLOG / SENTIMENTO DE CULPA

A próspera Noruega e o sentimento de culpa que cresce entre seus cidadãos

Apesar do sucesso econômico e social, o contraste com o sofrimento global desperta a "scandiculpa", refletida na cultura e nos dilemas morais do país

Da Redação
Blog Edição MT



A Noruega é frequentemente vista como um modelo a ser seguido, destacando-se em rankings globais de felicidade, igualdade econômica e social, PIB per capita e bem-estar social.

No entanto, junto a essa prosperidade, está emergindo um sentimento de culpa, conhecido como "scandiculpa".

Esse sentimento de desconforto surge principalmente do contraste entre o privilégio norueguês e o sofrimento de outras populações. Esse fenômeno é refletido na cultura norueguesa, com filmes e séries que exploram o desconforto de personagens privilegiados em comparação com a vida difícil de imigrantes e pessoas de países mais pobres.

Esse sentimento é alimentado pelo conhecimento de que parte da riqueza da Noruega vem de negócios moralmente questionáveis, como a extração de petróleo e gás, que representa uma parcela significativa do PIB do país, e foi impulsionada pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Noruega também enfrenta críticas por suas fazendas de salmão, que utilizam recursos pesqueiros de países pobres como a Mauritânia, afetando a segurança alimentar dessas regiões.

Apesar de sua prosperidade e posição privilegiada nos rankings globais, a Noruega lida com a "scandiculpa", um sentimento de desconforto moral devido à disparidade entre o seu bem-estar e o sofrimento alheio.

Texto adaptado do IGN Brasil/ Xataka para o formato deste blog

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT