Quarta-feira, 02 de Abril de 2025

SOCIAL Segunda-feira, 31 de Março de 2025, 10:45 - A | A

31 de Março de 2025, 10h:45 - A | A

SOCIAL / MOVIMENTO SAEB 2025

Seduc realiza 1ª ação do projeto Mira na Meta em torno de 100 estudantes na Capital

Este ano, 185 escolas da rede estadual participam do projeto nas sextas e sábados

Da Redação



SEDUC MIRA NA META.jpg

 

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) deu início ao Projeto “Mira na Meta”, na manhã de sábado (29.3), na Escola Estadual CEI 01, em Cuiabá. Na cerimônia de abertura, o secretário de Educação, Alan Porto, esteve presente e participou do evento gamificado juntamente com cerca de 100 estudantes. Em 2025, o projeto ampliou de 13 para 185 unidades escolares da rede estadual de Mato Grosso.

O objetivo do "Mira na Meta" é o engajamento lúdico dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2025, promovendo atividades interativas que fortalecem a aprendizagem e contribuem para a melhoria dos indicadores educacionais.

De acordo com o secretário, Alan Porto, a ação é para incentivar os estudantes a se preparem melhor para a avaliação do Saeb 2025, promovendo um ensino mais eficaz e motivador.

“Esse ano temos o Saeb 2025. Então, a estratégia que encontramos para conseguir alcançar o nosso objetivo de pontuação, foi o projeto Mira na Meta. Com ações e atividades gameficadas, a gente incentiva o estudante a estudar e participar das atividades nas sextas e sábados para a realização da prova”, explicou o secretário.

No 1º sábado do ano do "Mira na Meta", foi realizada uma gincana educativa para envolver os alunos em diversas atividades que reforçam os conteúdos escolares. Cada escola envolvida organiza a participação de até três turmas, com estudantes do 5º ano, 9º ano e 3ª série do Ensino Médio.  

Com essa iniciativa, a Seduc busca reforçar o compromisso com a qualidade da educação, utilizando estratégias inovadoras para estimular o engajamento dos alunos e melhorar os resultados acadêmicos. A expectativa é que novas edições do "Mira na Meta" sejam realizadas em outras escolas do Estado, ampliando o impacto positivo do projeto.

Para o aluno do 9º ano do ensino fundamental, Nelson Matheus Souza, de 15 anos, o projeto é importante para o comprometimento dos estudantes a alcançarem a meta. “O projeto incentiva as pessoas a estudarem mais, a aprender mais com o português e matemática. Não só isso, mas com outras matérias também. Isso é bom porque ajuda a gente focar mais no estudo”, disse.

A estudante, Milena de Oliveira Miranda, do 9º ano do ensino fundamental, complementou dizendo que o "Mira na Meta" além de ensinar, distrai os alunos. “Estou gostando bastante, porque de forma lúdica, com games, a gente gosta de participar mais, fica mais entusiasmado e mais fácil de tirar dúvidas também”, complementou.

Em 2024, a ação foi realizada em apenas uma escola por Diretoria Regional Estadual (DRE). Após análise da Coordenadoria de Avaliação e Estudo Estratégico (Sage) com a Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), a inciativa foi ampliada para 185 escolas em todo o Estado de Mato Grosso, garantindo maior alcance e impacto.

Atividades

As atividades que marcaram o 1º sábado do Mira na Meta foram: Mira no Quis, Caça aos QR Codes e Passa ou Repassa – Torta na cara.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT