Segunda-feira, 31 de Março de 2025

SOCIAL Terça-feira, 18 de Março de 2025, 17:17 - A | A

18 de Março de 2025, 17h:17 - A | A

SOCIAL / VIVER COM SAÚDE

Investir em atividade física previne e cura doenças

Prefeitura e governo podem transformar a vida da população com atividade física ao ar livre

Da Redação
A Bronca Popular



ATIVIDADE JP.jpg

 

Nos últimos meses, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Hospital Municipal e Postos de Saúde têm enfrentado uma sobrecarga impressionante de pacientes.

O que antes eram emergências ocasionais, agora se transformaram em uma constante, com doenças que vão desde diabetes até inflamações, de problemas cardíacos a respiratórios.

O sistema de saúde público não está mais conseguindo atender a demanda crescente, e a população, que deveria ser cuidada com eficiência, sofre com a escassez de recursos e com o excesso de casos.

O panorama atual está intimamente relacionado com o estilo de vida adotado pela maioria da população.

ATIVIDADE JP 1.jpg

 

O Brasil tem apresentado uma alta taxa de sobrepeso, e o sedentarismo figura como um dos principais culpados. Associado a isso, hábitos alimentares pouco saudáveis, como o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados e bebidas alcoólicas, são apontados como grandes vilões da saúde da população.

Uma das consequências mais visíveis dessa combinação é a protuberância abdominal, frequentemente causada pela gordura visceral, que resulta diretamente da metabolização do álcool e de uma dieta desequilibrada.

Esse cenário de doenças crônicas e aumento das condições de saúde está deixando a população cada vez mais doente e sobrecarregando um sistema público que não consegue mais suprir a demanda.

As pessoas que antes buscavam tratamento para questões simples agora se vêem lutando contra doenças mais graves e debilitantes.

O número de casos é tão grande que hospitais e postos de saúde estão constantemente lotados, sem conseguir dar conta da enorme quantidade de atendimentos necessários.

Uma alternativa simples, eficaz, barata e de fácil implementação poderia aliviar parte desse problema: a promoção de eventos de atividade física ao ar livre.

ATIVIDADE FISICA JP 2.jpeg

 

A parceria entre a prefeitura e o governo do estado para contratar profissionais de educação física e realizar eventos de exercícios físicos seria uma excelente forma de envolver a população, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, e incentivá-los a adotar um estilo de vida mais saudável.

Essas ações não exigiriam grandes investimentos, mas teriam um impacto positivo significativo na prevenção de doenças.

Além disso, uma parceria com academias para oferecer atendimentos a pessoas carentes dispostas a mudar seus hábitos poderia ajudar ainda mais. A atividade física, além de ser um remédio eficaz para diversas doenças, como diabetes, hipertensão, problemas cardíacos e respiratórios, também traz benefícios para a saúde mental, proporcionando mais bem-estar, energia e disposição.

Investir na promoção de hábitos saudáveis por meio de atividades físicas não só ajuda a reduzir a pressão sobre o sistema de saúde, mas também capacita a população a ter uma vida mais saudável, produtiva e feliz.

Ao adotar a prática regular de exercícios, a sociedade terá mais qualidade de vida, menos dependência de medicamentos e menos impacto nas filas dos postos de saúde.

atividade fisica.jpeg

 

Para os vereadores, que se elegeram com a promessa de trabalhar pela comunidade, essa é uma causa nobre. Eles têm a oportunidade de transformar a vida de muitas pessoas e trazer melhorias reais para a saúde pública.

Iniciar um movimento que incentive a atividade física pode, sem dúvida, ser uma das ações mais impactantes e transformadoras que podem ser feitas, ajudando a criar uma sociedade mais saudável e resiliente.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT