Terça-feira, 22 de Abril de 2025

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Abril de 2025, 15:32 - A | A

21 de Abril de 2025, 15h:32 - A | A

POLÍTICA / ESCÂNDALO EM NX

João Cebola acusa prefeito Bang de extorquir servidores para financiar festa do peão

Gestão enfrenta denúncias de coação e nepotismo, enquanto dívida municipal ultrapassa R$ 16 milhões

Da Redação
A Bronca Popular



O ex-prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, conhecido como Cebola, fez duras críticas à administração atual do município, liderada por João Bang.

Segundo Cebola, a prefeitura acumula uma dívida de R$ 16 milhões com o comércio local, fornecedores e prestadores de serviços.

"Depois de passar o rodo no já sacrificado comércio local, o prefeito Bang avançou contra servidores que têm cargos comissionados e secretários municipais", afirmou Cebola.

Ele denuncia que servidores estariam sendo pressionados a contribuir financeiramente para a realização da festa do peão, sob ameaça de exoneração.

"O prefeito e seus asseclas criaram um grupo de WhatsApp com os nomes dos comissionados, secretários e adjuntos e por lá cobram implacavelmente o patrocínio para a festa do peão que acontece de 23 a 26 deste mês, sob pena de demitir quem não coçar a carteira ou se recusar a fazer o Pix colaborativo", denunciou o ex-prefeito.

Talvez, se já tivesse tomado posse dessa área de terra, não precisaria sacrificar o já sofrido servidor comissionado a patrocinar a festa

Cebola também critica a gestão por não cumprir promessas de campanha, como a construção de uma casa mortuária no Setor Xavantina e a regularização das novas divisas do município com Barra do Garças. "Talvez, se já tivesse tomado posse dessa área de terra, não precisaria sacrificar o já sofrido servidor comissionado a patrocinar a festa", disse.

Além disso, o ex-prefeito questiona a transparência na concessão de espaços comerciais durante o evento. "Será que fizeram um chamamento público, como determina a lei para conceder os espaços comerciais no local do evento? Ou esses espaços estão sendo distribuídos aos amigos/apoiadores e pela cor da ficha partidária?", indagou.

Cebola finaliza suas críticas destacando a omissão de órgãos de fiscalização diante das irregularidades apontadas. "O mais curioso é a omissão de alguns órgãos de fiscalização externa que, por ofício, têm a obrigação de averiguar e apurar fatos como esse, haja vista serem pagos para isso. E diga-se, bem pagos!", concluiu.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT