Da Redação

A depressão é uma doença altamente complexa que afeta vários aspectos da vida do paciente, apesar da saúde mental ser a mais diretamente afetada, a saúde física também é impactada, como ressalta o neurocientista Dr. Mário Furlanetto.
“Muito além da tristeza profunda e da falta de motivação, sintomas mais comuns da depressão, ela também afeta outras áreas. Ela é uma doença sistêmica, ou seja, não afeta apenas a mente, mas também o corpo como um todo”, explica Dr. Mário Furlanetto.
Efeitos comuns da depressão no corpo
- Fadiga e baixa energia;
- Dores crônicas;
- Problemas gastrointestinais;
- Alterações no apetite e peso.
“O corpo também responde ao sofrimento emocional com sintomas físicos. Muitas vezes, dores e desconfortos são sinais de que a mente não está bem”, reforça Dr. Mário.
Imunidade e depressão
Um fator que contribui para sintomas físicos da depressão é a queda na imunidade causada pela condição, o que torna o corpo mais vulnerável a doenças. “O estresse crônico provocado pela depressão, além de outros fatores como baixa qualidade de sono, má alimentação, etc., enfraquece a defesa do organismo, facilitando infecções e outras doenças”, explica o especialista.
Sobre o Dr. Mário Furlanetto

Dr. Mário Luiz Furlanetto Junior é um médico formado pela Universidade de Marília. Ele é especialista em Cirurgia Vascular, tendo concluído sua residência médica na Faculdade de Medicina de Marília e o ano opcional do Programa de Residência Médica em Cirurgia Vascular com área de atuação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular na Santa Casa de Misericórdia de Limeira.
Além disso, Dr. Mário possui Mestrado em Biologia e Envelhecimento, Especialização em Medicina do Trabalho, Pós-Graduação em Neurociências, e é especialista em Medicina Hiperbárica. Ele também é membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), Brasil. Desde 2021, ele lidera pesquisas focadas em condições intergeracionais associadas a comportamentos familiares disfuncionais.