Da Redação
A Bronca Popular
A avaliação negativa do mercado financeiro sobre o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu novamente o pico de 90% em dezembro, conforme a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4).
O índice, já registrado em março de 2023, reflete o descontentamento persistente com a gestão econômica do governo. Apenas 3% dos agentes financeiros avaliam o governo de forma positiva, enquanto 7% consideram a atuação regular.
Apesar da crítica ao governo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mantém uma imagem relativamente mais positiva no setor.
O melhor momento do governo na série de pesquisas ocorreu em julho de 2023, durante o avanço do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária no Congresso, vistas como promissoras para a economia.
No entanto, o anúncio recente de um pacote fiscal, que prevê uma economia de R$ 70 bilhões entre 2025 e 2026, foi mal recebido.
A percepção negativa aumentou devido à isenção simultânea do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, considerada uma medida contraditória ao controle das contas públicas.