Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

SOCIAL Domingo, 13 de Novembro de 2022, 12:25 - A | A

13 de Novembro de 2022, 12h:25 - A | A

SOCIAL / HONRARIA

Artistas são homenageados em noite que reuniu principais nomes da cultura cuiabana

Da Redação



Grandes nomes da cultura cuiabana foram homenageados nesta quinta-feira (10), durante o “Prêmio Cuiabá de Cultura – Ano Moises Martins”. O evento,idealizado pelo apresentador e cronista esportivo, Macedo Filho, foi promovido pela Academia Mato-grossense de Outorga e Reconhecimento (Amor)que entregou honrarias a 11 artistas de diferentes segmentos da cultura mato-grossense.

De acordo com Macedo Filho o evento foi criado com objetivo de premiar os grandes ícones da cultura que dedicaram a sua vida à produção cultural, mas nunca tiveram uma grande honraria. A primeira edição do prêmio foi dedicada ao artista Moisés Martins, considerado um dos maiores ícones da cultura mato-grossense. 

“Moisés é membro da academia mato-grossense de Letras, compositor, cantor, dentista, político, ele é tudo o que você possa imaginar, mas a sua produção cultural é extraordinária. Ele tem uma biblioteca imensa só de obras dele e tem, inclusive, cinco livros para serem lançados. Criamos um prêmio com uma escultura confeccionada pelo grande artista Pádua Nobre para ser entregue todo o ano. Vamos premiar grandes nomes da cultura, inclusive uns que não tem sido divulgado como merece”, descreve o apresentador.

O grande homenageado da noite, Moisés Martins, descreveu o amigo Macedo Filho como gentio e bondoso e disse estar muito honrado pelo reconhecimento. “Me sinto bastante grato. Tenho bastante amigos aqui. Amigos que não via há algum tempo.Tive um problema sério de saúde, mas depois de hoje subi para 80%. Me sinto totalmente realizado. Só tenho a agradecer a Deus e a ele”, comemora Martins.

Além dele,Domingas Leonor, Roberto Lucialdo, Ivens Scaff, Zuleica Arruda, Vera Baggetti, Justino Astrevo, Fabrício Carvalho, Antônio Pádua, Ariston de Souza, Lioniê Vitório e Victor Hugo receberam honrarias pelos serviços prestados à cultura mato-grossense.

O diretor administrativo da Agenda Assessoria,Gláucio Cardoso,entregou o troféu do Prêmio Cuiabá de Cultura Para a idealizadora e fundadora da Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, que há mais de 24 anos trabalha no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular mato-grossense.

A Agenda Assessoria é parceira de diversas ações esportivas e culturais em Mato Grosso. Trabalho que segundo o diretor deixa a empresa orgulhosa por saber do papel que exerce na sociedade.

“Participar deste prêmio é uma grande surpresa. Nos sentimos honrados por sermos lembrados e, ao mesmo tempo, orgulhosos. Sabemos que temos buscado e lutado para cumprirmos nosso papel como empresa cidadã e temos conseguido”, comemora Gláucio. 

Onofre Ribeiro, presidente da Academia Mato-grossense de Outorga e reconhecimento comparou o evento como um sarau, quando pessoas se reuniam para cantar, recitar poemas, fuxicar e comer. Encontros que fortalecem os laços familiares e da sociedade, na sua avaliação.Ainda descreve que todos os homenageados da noite, tem trazido em suas expressões artísticas características divinas.

“O artista plástico, escultor, pintor, escritor,cantor, compositor, maestro, pessoas que vivem desse campo da arte em determinado momento transcende para uma outra dimensão espiritual e lá as coisas que chegarão um dia aqui, estão prontas. Essas pessoas são capazes de sair dessa dimensão, ir lá, encontrar a letra da música, recortar, escrever e depois todos percebem o quanto isso é verdade. Todo mundo que tá aqui de alguma forma tá transcendendo o cotidiano, a música, as limitações físicas”, declarou o jornalista.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT