Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Sexta-feira, 03 de Junho de 2022, 10:30 - A | A

03 de Junho de 2022, 10h:30 - A | A

POLÍTICA / CAÇA ESPORTIA

Vídeo: Porcos selvagens devastam plantações em MT e causam milhões em prejuízo; Barbudo defende caça esportiva!

Da Redação
A Bronca Popular



Barbudo Comissão de Meio Ambiente.jpeg

 Barbudo enfrenta forte resistência de ambientalistas e supostos defensores da vida animal: "A liberação da caça esportiva é literalmente a salvação da lavoura", diz o deputado

O deputado federal Nelson Barbudo (PL) é o relator na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei (PL 5.544/2020) que regulamenta a caça esportiva de animais silvestres no Brasil.  

Preocupado com o rastro de destruição deixado por porcos selvagens nos milharais de Mato Grosso, Barbudo defende a caça esportiva desses animais. Lideranças do agro entendem que a liberação de caça para o consumo humano minimizaria o problema.  

A Aprosoja também está preocupada com os prejuízos causados nas lavouras de diversas regiões do estado.  

Produtores de Querência, Sorriso, Vera, Canarana e de muitos outros municípios contabilizam prejuízos a cada safra. “Estamos preocupados com os prejuízos que o porco-do-mato vem causando em nossas propriedades, destruindo as lavouras de milho”, diz um produtor rural.  

“A caça para consumo humano deveria ser liberada, respeitando as regras ambientais, ajudando a diminuir os ataques e minimizando os prejuízos”, diz o diz o sindicalista de Primavera do Leste, Marcos Bravin.  

Barbudo argumenta que as perdas em algumas regiões já chegam a cifras milionárias.  

Em Lucas do Rio Verde, a preocupação é ainda maior. Um levantamento realizado pelo Sindicato Rural estima que 3% da safra de milho foi prejudicada pelos animais, prejuízo de mais de R$ 20 milhões.  

Na região do Vale do Araguaia, os estragos provocados pelos porcos selvagens nos milharais também preocupam.

Em Canarana, onde foram cultivados mais de 100 mil hectares de milho nesta segunda safra, sobram prejuízos de mais de R$ 100 milhões e apreensão no campo.  

O deputado Nelson Barbudo não pretende declarar guerra à fauna terrestre. O que o parlamentar defende é o controle populacional desses animais que se reproduzem com força e colocam em risco a produção no campo. “Controlar a população de javalis e Javaporcos significa manter emprego, geração de renda e a produção de alimentos. Por isso, defendo a caça esportiva. É a única alternativa que temos”, concluiu o parlamentar.

Assista o vídeo

Comente esta notícia

JORGE INACIO SCHUSTER 08/06/2022

Eu tenho mais de 10 vídeo de lavoura sendo destruída pelos porco , região de Pva do Leste , santo Antônio do Leste , Paranatinga , novo sao joaquim , general carneio , poxoreo , dom aquino , campo verde , tem muito estrago de porco !

positivo
0
negativo
0

Itamar francisconi Silva 03/06/2022

Porcos do Mato dO e muito prejuízos muitas vezes são manadas de mIs de 200.a 300 porcos que devastam lavouras de milho e de Canas....deveria haver uma lei que permite a matança qualificada para esses animais

positivo
0
negativo
0

2 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT