Edésio Adorno
Com Assessoria
O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), anunciou, na manhã desta quarta-feira, durante solenidade ecumênica de encerramento das atividades da UTI covid-19, que está montando uma força tarefa para transformar os leitos de UTI covid-19 em leitos de UTI Geral. Com a redução expressiva dos casos de covid-19 não faz sentido manter leitos de UTI para tratamento da doença.
Vander pretende transformar os leitos que eram específicos para pacientes covid-19 em leitos de UTI geral para atender pacientes com graves problemas que precisam de cuidados e supervisão constante. “É uma necessidade do município e nós temos consciência dessa demanda”, afirmou.
Durante sua fala, o chefe do Executivo lembrou que o complexo de leitos de UTI do Hospital Municipal Arlete Daysi Cichetti de Brito foi inaugurado com 10 leitos em 23 de junho de 2020, no início da pandemia, sendo ampliado para 20 leitos em 2021. Atualmente, 10 leitos estavam em funcionamento.
Ainda de acordo com Vander, estava previsto para o final de 2021 o encerramento das atividades da UTI covid-19. Mas o surgimento de uma nova onda da covid-19 fez aumentar o número de casos no mês de janeiro passado. O encerramento das atividades foi, então, reprogramado para a próxima quinta-feira (14/04).
Nesse intervalo de tempo, Masson iniciou as articulações junto ao Governo de MT e a União para transformar os leitos em UTI Geral. “Começamos em novembro passado a nos articularmos, já fomos ao Governo do Estado, que já encaminhou para Brasília, para o Governo Federal, o pedido para nós transformarmos esses 10 leitos de UTI-Covid em leitos de UTI convencional, ou seja, estamos trabalhando diuturnamente para isso”, relatou o prefeito.
Vander destaca ainda que está executando todos os processos burocráticos para que essa transformação ocorra o quanto antes. “Estamos mandando projeto de lei para a Câmara de Vereadores para poder contratar uma empresa para fazer a gestão dos leitos e, após isso, o Município aguardará entre 3 e 6 meses por uma confirmação do Estado para que o Governo Estadual assuma os leitos de UTI”, disse.
O prefeito ressaltou que sabe que UTI é uma obrigação do Estado, mas que está fazendo sua parte enquanto gestor público. “Estamos dando o pontapé inicial, que é transformar essas UTI’s de pacientes COVID-19 em UTI’s geral. Estamos fazendo a nossa parte e vamos continuar trabalhando, com apoio da Câmara e o entendimento de toda a sociedade”, afirmou.
Vander Masson lembrou que Tangará da Serra nunca teve UTI pública geral. “A nossa gestão, preocupada com a saúde de nossa gente, e com os equipamentos que já temos no HM e o espaço disponível, vamos viabilizar para nossa população 10 leitos de UTI para receber todos os tipos de paciente. É um momento marcante na história do Hospital Municipal”, completou.