Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, 10:54 - A | A

27 de Outubro de 2022, 10h:54 - A | A

POLÍTICA / PREMIAÇÃO

Seciteci divulga trabalhos vencedores da 19ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Com o tema “Lançando Jovens Talentos da Escola para o Mundo”, o evento reuniu 43 trabalhos de escolas da rede pública e privada de ensino de todo o Estado

Da Redação



O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), divulgou os trabalhos vencedores da XIV Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), realizada de 18 a 20 de outubro, na Escola Técnica Estadual de Cuiabá. Com o tema “Lançando Jovens Talentos da Escola para o Mundo”, o evento reuniu 43 trabalhos de escolas da rede pública e privada de ensino de todo o Estado.

Foram premiados os nove projetos com melhor pontuação nas categorias Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Cada um dos alunos participantes dos projetos foi premiado com um smarthphone e um óculos de realidade virtual.

Os três projetos da categoria Ensino Médio e Técnico com maior pontuação na avaliação também foram indicados para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace/Usp).

Já a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) premiou os 20 projetos do 1º e 2º ano do Ensino Médio, melhor selecionados na avaliação, com 20 bolsas de Iniciação Científica Junior (ICJ). As bolsas terão a duração de até 12 meses.

O Instituto Farmun, parceiro do evento, também premiou o projeto com a melhor pontuação na Categoria Agro, sendo: um notebook para o aluno premiado; R$ 25 mil para projeto na escola; um curso de capacitação para o professor orientador, e um curso na área de gestão para o diretor da escola.

O evento trouxe a importância da difusão da ciência no ambiente escolar. Os alunos foram desafiados a desenvolver ideias e soluções nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia e Economia Criativa. As soluções devem ser capazes de dinamizar as relações econômicas na busca pela superação das desigualdades regionais.

Mais de 5 mil pessoas participaram das atividades que envolveram a XIV Mostra Estadual. Experimentos de escolas e universidades, palestras, jogos, oficinas e outras atividades de popularização da ciência foram destaques do evento.

Considerada o maior evento de popularização da ciência de Mato Grosso, a Mostra fez parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com a Seciteci, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Escolas Técnicas Estaduais (ETEs), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Parque Tecnológico, Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Instituto Farmun, Museu Dom Aquino, Centro de Recondicionamento de Computadores (Recytec), a startup Estuda.com e a Supergeeks Escola de Robótica.

CONFIRA AQUI A LISTA DOS PREMIADOS NA MECTI

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT