Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 06 de Julho de 2023, 17:11 - A | A

06 de Julho de 2023, 17h:11 - A | A

POLÍTICA / INDENIZAÇÃO DE R$ 10 MIL

Prefeito de Tangará da Serra processa apresentadora de TV por críticas a sua gestão

O vereador Eduardo Sanches apresentou projeto de decreto legislativo para sustar parte do decreto baixado pelo prefeito Vander Masson

Da Redação
A Bronca Popular



Vander Masson (UB), prefeito de Tangará da Serra, ajuizou ação de indenização contra a Rede Médio Norte de Comunicações Ltda  (TV Cidade Verde Tangará) por supostos danos morais causados a sua pessoa pela apresentadora do programa Tangará 40 Graus e influencer digital Márcia Kappes.    

Masson alega na ação que teve sua honra atacada pela comunicadora e pede, além de indenização de R$ 10 mil, concessão de tutela de urgência (liminar) para que seja determinada a remoção do Facebook, Youtube e Instagram uma entrevista com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tangará da Serra, Willians Reis, levada ao ar no programa dia 14 de junho.    

A entrevista com Reis teve como pauta o Decreto Nº 230/2023, no qual o gestor restringe direitos de servidores, proíbe a si mesmo de fazer novas contratações e elenca outras medidas de contenção de despesas.    

O decreto, segundo avaliação do vereador Eduardo Sanches, “perverte a ordem disciplinada na (LRF) Lei de Responsabilidade Fiscal ao avançar sobre direitos e garantias do funcionalismo público municipal sem observar a referida lei”. Ainda segundo o parlamentar, o decreto editado pelo chefe do Executivo extrapolou os limites regulamentares ao invadir matéria disciplinada em lei.    

Sanches apresentou um projeto de decreto legislativo, que foi assinado também pelos vereadores Fábio Brito, o Fabão e Horácio Pereira, com o objetivo de sustar o decreto baixado pelo prefeito Vander Masson.    

Na petição do prefeito Vander, na qual pede que a apresentadora seja condenada ao pagamento de indenização por supostos danos morais, não existe sequer menção aos tipos penais conhecidos como injuria, calunia ou difamação. No documento, o gestor deixa evidente que teve a suscetibilidade ferida. Nada, além disso.  

Estratégia política  

A ação ajuizada contra Marcia Kappes e o responsável pela página de humor no Instagram – Tangará Mil Graus – faz parte da estratégia de monitoração e de tentativa de controle do que o Procurador Geral do Município, Pedro Mendes Ferreira, classificou recentemente durante entrevista coletiva à imprensa local de milícia digital organizada.  

A ação de Vander contra Márcia Kappes, a apresentadora que é líder absoluta em audiência tanto na TV quanto nas mídias sociais, é um grave erro a evidenciar a falta de uma política de comunicação social. Trata-se de mais um tiro no pé. Pior que isso: é o reflexo agudo da falta de assessoria qualificada para auxiliá-lo na superação de problemas sem grande relevância.

Não haverá concessão de liminar por parte da justiça para determinar a remoção do conteúdo publicado nas redes sociais e, no mérito, a ação será julgada improcedente. No máximo, Vander terá o direito de resposta, o qual nunca foi negado a ele. Pedir retratação de uma fala que não configura ilicito penal e passou quarteirões de distância do que ele chama de afirmações inverídicas é mero devaneio ou simples aventura jurídica.

Comente esta notícia

Tangaraense 06/08/2023

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
1

Alan 06/07/2023

A apresentadora Marcia Cappes ajuda muitas pessoas no seu programa alem de ser uma pessoas super idonia . tem que levar em conta tudo isso . E parar de fazer matéria negativa arespeito dela. Não acho justo essa ação do nosso prefeito.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT