EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O diretor do Samae e pré-candidato a prefeito de Tangará da Serra, Wesley Lopes Torres (MDB), em seu último tour pela Capital da República, deixou uma interrogação na esplanada dos ministérios.
Acompanhado do prefeito Fábio Martins Junqueira, do pastor Adriano (ex-secretário de Educação), e de dois vereadores, além de outras personalidade, Lopes tentou pegar carona numa audiência agendada pelo deputado Leonardo Albuquerque com o ministro Tarcísio Gomes, da Infraestrutura. Não conseguiu passar da antessala.
A recusa do ministro em atender Lopes tem uma justificativa técnica bem simples.
O ministério da Infraestrutura, antigo Ministério dos Transportes, é responsável pelas políticas nacionais de trânsito e transportes (aéreo, ferroviário e aquaviário) além das infraestruturas aeroportuária e portuária.
Nada a ver, portanto, com a política de saneamento básico do governo federal. Lopes bateu na porta errada. Deve ter se confundido sobre qual ministério deveria procurar para encaminhar seus pleitos.
Educadamente, Tarcísio Gomes teria mandado sua assessoria orientar o diretor do Samae a procurar os técnicos do ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que assumiu as atribuições dos antigos Ministério da Integração Nacional e Ministério das Cidades.
O Ministério do Desenvolvimento Regional é a pasta responsável pela política nacional de segurança hídrica e de saneamento básico, conforme Decreto Nº 9.666/2019. Em respeito à representação política de Tangará da Serra, o ministro Tarcísio Gomes se predispôs a receber o prefeito Fábio Junqueira, que em solidariedade a Lopes e aos demais membros da comissão, preferiu não participar da audiência.
Todo esse desencontro aconteceu no dia 16 de outubro, data em que o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Vander Masson, anunciou com estardalhaço nas redes sociais que participaria de uma audiência com Tarcisio, no Ministério da Infraestrutura, para debater a proposta de federalização do trecho de rodovias estaduais, no trecho entre Jangada e Castanheira, no sudoeste do estado.