Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, 07:10 - A | A

27 de Outubro de 2022, 07h:10 - A | A

POLÍTICA / RUMO À TAÇA NACIONAL

Em parceria com a prefeitura de VG, atletas passam por avaliação médica

Da Redação



Atletas de Mato Grosso que vão participar da etapa nacional da Taça das Favelas em São Paulo passaram por avaliação médica na manhã desta quarta-feira (26.10), e estão aptos para os jogos que terão início na próxima semana.

A iniciativa foi possível a partir de uma parceria da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com a Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT). A Secretaria conseguiu o trabalho voluntário da médica clínica geral, Caroline Reys, que fez as avalições no ginásio Fiotão, em Várzea Grande.

“Perguntamos para o atleta se ele toma alguma medicação, tem doença pré-existente e, a partir disso, fazemos uma triagem para reconhecer se existe algum fator de risco para atividades esportivas e garantir a segurança do atleta na competição”, explicou a médica.

Conforme o presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello, passar por avaliação médica é um pré-requisito para o atleta participar da Taça das Favelas. “Queremos mais uma vez agradecer a Prefeitura de Várzea Grande e a Secretaria de Educação, em nome do professor Kiko, que mais uma vez abriram as portas, ao disponibilizarem o profissional da área da Saúde. Pois, o jogador precisa desse atestado do médico de que está apto para a prática de atividades físicas e, assim, participar da competição”, explicou Zanovello.

Aos 15 anos de idade, Leandro Gabriel Campos Ferreira joga na posição de zagueiro e passou pela avaliação médica, estando apto para a competição. “É muito importante passar por essa avaliação para prevenir problemas e cuidar dos atletas. Jogo futebol desde criança e, com fé em Deus, vou realizar esse sonho”, afirmou o jogador.

Para o coordenador de Atividades Lúdica do município de Várzea Grande da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Giordany Moreira Godoy de Campos, conhecido como “professor Kiko”, essa é mais uma parceria com a Cufa e de suma importância porque há vários atletas de Várzea Grande que irão representar Mato Grosso em São Paulo.

“O mais importante é que todos os atletas estarão habilitados a fazer atividade física e apto para a disputa. A prefeitura de Várzea Grande, por intermédio da Secretaria de Educação, tem essa dinâmica de fazer esses testes junto as crianças e adolescentes que participam de projetos”, finalizou professor Kiko.

Mato Grosso agora segue na reta final dos preparativos para embarcar na madrugada da próxima segunda-feira (31.10) com as duas seleções, masculina e feminina, que irão representar o estado no “Favelão 2022”, o maior campeonato de futebol de campo do mundo entre favelas.

TAÇA

A Taça das Favelas em Mato Grosso foi uma realização da Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Central Única das Favelas (Cufa-MT) e Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer; patrocínio da Tubarão Sports, Água Lebrinha; apoio da Secretaria Municipal Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Várzea Grande; parceria Em Cena Escola de Artes de Cuiabá e Nove Atos-Cultura e Entretenimento, numa promoção da TVCA (afiliada Rede Globo).

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT