Da Redação
A Bronca Popular
O Governo de Mato Grosso anunciou, na última quinta-feira (19), a transformação de 30 escolas estaduais em unidades cívico-militares até 2025, incluindo duas importantes instituições de Tangará da Serra: as Escolas Pedro Alberto Tayano e Professora Jada Torres.
A iniciativa faz parte do plano estadual para promover maior disciplina, respeito e melhorias na qualidade pedagógica do ensino.
O governador Mauro Mendes destacou o desempenho das escolas cívico-militares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e reforçou que essa modalidade tem demonstrado resultados positivos em todo o Estado.
“Queremos atingir a meta de 100 escolas cívico-militares para melhorar ainda mais a educação no Mato Grosso”, afirmou.
Em Tangará da Serra, a escolha dessas duas escolas se baseou em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, violência no entorno e índices de evasão e aprendizado.
O novo modelo de gestão terá a participação de militares da reserva, aprovados por exame seletivo, para ajudar na implementação de normas de convivência e atividades extracurriculares, além de contar com o envolvimento direto da comunidade escolar.
A medida pretende impactar positivamente 29 mil estudantes em todo o Estado, ampliando as oportunidades de aprendizado e combatendo os desafios educacionais em áreas mais vulneráveis.