Da Redação
Reinaldo Fernandes
O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) disse fazer “apologia” para que a posse e o porte de arma seja opção para os adultos em Mato Grosso.
“Sim [à defesa do uso de arma]. Para que cada cidadão quando estiver os seus 22 anos tenha o direito de possuir ou portar uma arma. Quando eu era criança, eu brincava de polícia e bandido e aprendi que o bandido está à margem da sociedade. Eu tenho esse valor”, afirmou.
Cattani apresentou durante sessão parlamentar desta quarta-feira (10) uma réplica de brinquedo de uma espingarda. O brinquedo seria igual ao que aparece na mão de seu neto em foto postada por ele em redes sociais.
O post levou o Ministério Público do Estado (MPE) a baixar uma portaria para investigar a caráter da arma e as circunstâncias da foto.
Hoje, ele disse que a apuração faz parte o trabalho do MP e criticou informações divulgadas pela imprensa que sugeriam o objeto era uma arma profissional.
“O Ministério Público não precisa saber o que é o brinquedo, mas a imprensa precisa apurar para saber o que é e o que não é antes da divulgar a notícia. Foi fake news”, afirmou.
Na semana passada, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), criticou a postura de políticos que usam armas de fogo como subterfúgio público.
Mato Grosso já registrou ao menos três casos de violência de políticos com armas de fogo.