Da Redação
A Bronca Popular
Durante o primeiro semestre deste ano, algumas práticas controversas chamaram a atenção no cenário político em Brasília. Dados obtidos pelo Metrópoles, com base em informações da Câmara dos Deputados, revelaram que deputados federais utilizaram verba pública para custear viagens particulares em jatinhos e outros transportes aéreos, levantando questionamentos sobre o uso apropriado dos recursos destinados ao exercício da atividade parlamentar.
No período compreendido entre fevereiro e junho de 2023, os deputados federais gastaram expressivos R$ 916 mil reais de verba pública em locação ou fretamento de aeronaves. Essa verba é concedida por meio da cota para o exercício da atividade parlamentar (Ceap), que visa cobrir despesas relacionadas ao mandato, incluindo transporte, alimentação e segurança.
Embora a possibilidade de fretar aeronaves esteja prevista nas normas, a questão do uso dos recursos públicos para viagens particulares tem gerado debates acalorados. Os parlamentares, em tese, têm a opção de utilizar a verba da cota também para realizar viagens em voos comerciais, o que levanta questionamentos sobre a justificativa por trás do fretamento de aeronaves em alguns casos.
O Metrópoles realizou uma análise minuciosa das notas fiscais apresentadas pelos deputados à Câmara dos Deputados e identificou tais gastos como "locação ou fretamento de aeronaves". Essa revelação tem levantado questionamentos sobre a transparência e a prestação de contas do uso desses recursos públicos.
Entre os parlamentares identificados nesse levantamento, destaca-se a deputada bolsonarista Coronel Fernanda (PL). Ela foi a única representante da bancada de Mato Grosso a utilizar a verba pública para fretar aeronaves em suas viagens para a base eleitoral. De acordo com os registros, a deputada realizou dois fretamentos em abril de 2023 para visitar a região noroeste do estado.
A questão do uso adequado da verba pública destinada aos parlamentares é de interesse da sociedade, que demanda transparência e responsabilidade na gestão desses recursos. O assunto levanta discussões sobre a ética e a moralidade no exercício do mandato e na utilização dos recursos que pertencem à população.
Para ler a matéria completa, acesse o portal Metrópoles
O outro lado
Por meio de nota assinada por sua assessoria de imprensa, a deputada federal Coronel Fernanda se manifestou. Leia na íntegra a nota encaminhada à redação da Bronca Popular:
Nota de Esclarecimento
A Deputada Federal Coronel Fernanda, PL/MT, esclarece em relação a matéria intitulada " Deputados gastaram mais de R$ 900 mil com jatinhos em 2023” os seguintes pontos:
1- A utilização do transporte aéreo se deu em caráter de atividade parlamentar, viagens essas acompanhadas de sua equipe técnica de assessores para participação em reuniões e eventos em Mato Grosso, estado este que conta com 903.331,48 km²;
2- A parlamentar, regularmente, visita diversos municípios de Mato Grosso, normalmente utilizando carros. Os citados deslocamentos aéreos se deram em função da distância entre os eventos.
3- A utilização de cota parlamentar para deslocamentos é legal, estando prevista na legislação vigente;
4- A Deputada Federal Coronel Fernanda é uma parlamentar ativa, combativa, sendo a terceira Deputada Federal da bancada do estado de Mato Grosso em assiduidade nas sessões, economia de despesas e qualidade dos trabalhos legislativos e proposições relevantes.
5- Por fim, a Deputada Federal Coronel Fernanda ressalta a necessidade de transparência com o gasto público, economia de despesas, como já foi reconhecido nacionalmente, e, principalmente, na defesa de Mato Grosso e das demandas do povo mato-grossense.
Assessoria Deputada Federal Coronel Fernanda
RONALDO MEIRELLES COELHO 26/07/2023
Interessante esse levantamento pelo jornal de extrema esquerda. Desafio aos redatores a fazerem reportagem do valor despendido para os passeios do seu Larápio ao exterior. Não é verba pública?
1 comentários