Da Redação
O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) foi destaque de uma reportagem nacional do site Congresso em Foco. Com o título “De humorista a cantor de axé, veja quem serão os puxadores de voto na eleição para deputado”, o site explica que o texto foi baseado em um estudo detalhado realizado pela Queiroz Assessoria em Relações Governamentais e Institucionais.
A empresa é comandada por Antônio Augusto de Queiroz, consultor político que foi diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e um dos idealizadores da publicação Cabeças do Congresso.
Conforme o texto, como a eleição para deputado federal é proporcional e não absoluta, “puxadores de voto são, então, aqueles que têm a capacidade de obter votos além do coeficiente, podendo, assim, puxar outros candidatos na esteira da sua votação”.
Dividido por Unidades da Federação, Nelson Barbudo aparece em primeiro lugar por Mato Grosso. O texto, inclusive, faz menção ao fato de o parlamentar ter sido o mais votado do Estado, com 126 mil votos.
Ainda, conforme o Congresso em Foco, os candidatos listados são “capazes não apenas de se eleger com boa votação, mas, com o seu desempenho, levar o partido a eleger também um número ainda maior de outros deputados”.
Barbudo, de fato, é uma potência política. Antes do mandato, o deputado já era famoso por seus vídeos nas redes sociais. Nas redes, aliás, tem um número bastante expressivo de seguidores, com mais de 109 mil no Instagram e mais de 323 mil no Facebook.