EDÉSIO ADORNO
Lideranças comunitárias com atuação em associações de bairros, clubes de mães, grupos da melhor idade e ativistas sociais planejam criar um movimento suprapartidário inicialmente denominado “Volta Gordo” para pressionar o jornalista, apresentador do Resumo do Dia e ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França, a entrar na briga pela sucessão do enfraquecido e desgastado Emanuel Pinheiro (MDB).
“O Gordo bate de chinelo nos nomes que estão sendo comentados na imprensa”, afirma um francista de carteirinha há mais de 30 anos. “Pode enfileirar Wilson Santos, Emanuel Pinheiro, Fabinho, Gilberto Figueiredo e até Eduardo Botelho e se preparar para a taca motorizada”, acrescentou.
Um dirigente da Ucamb acredita que Roberto França tem força e prestigio para desarticular a base partidária do prefeito Pinheiro. “Com a possível candidatura do Gordo, dos 10 partidos que sinalizam apoiar a reeleição do atual prefeito, a maioria salta fora da canoa do emedebista”.
Já para um membro da Femab, França teria o apoio do governador Mauro Mendes e, por tabela, os irmãos Jayme e Júlio teriam que rever a estratégia de aposta na reeleição de Emanuel Pinheiro. “O presidente da AL, deputado Eduardo Botelho (DEM), não será candidato a prefeito. Ele tem dois problemas gravíssimos para resolver antes de se lançar na briga pela prefeitura de Cuiabá”, afirmou, sem detalhar quais seriam os problemas de Botelho.
O Gordo bate de chinelo nos nomes que estão sendo comentados na imprensa
Os idealizadores do movimento “Volta Gordo” avaliam que França vive um momento político favorável. “Popularidade em alta, forte penetração nas comunidades e um histórico de realizações por Cuiabá superior ao desenvolvido por seus sucessores, o Gordo tem inquestionável respaldo popular junto as base comunitárias”.
Roberto França foi um dos prefeitos que mais fez por Cuiabá, apesar de todas as dificuldades e perseguições políticas. Em todos os bairros de Cuiabá existem obras que comprovam a dedicação do Gordo para com as comunidades e lideranças populares. O “Volta Gordo” tem como uma de suas propostas fazer um histórico das realizações do prefeito França e, a mais cobiçada de todas: convencer o Gordo a aceitar o desafio e colocar seu nome para o julgamento do povo.