Da Redação
O Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti De Brito, localizado no Bairro Jardim Paraíso, mantém a partir agora, um Centro Cirúrgico, inaugurado na manhã desta segunda-feira (13), resultado do apoio do Poder Legislativo ao Executivo.
A inauguração da estrutura contou com a presença do Prefeito Vander Masson (UB), Secretário de Saúde Wellington Bezerra, entre outras autoridades, além dos vereadores. Necessário para melhorar a assistência ofertada à população tangaraense, o centro cirúrgico ampliará a oferta de procedimentos aos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O processo de implantação do espaço, passou pela análise do parlamento municipal, que aprovou na 36ª Sessão Ordinária, em 18 de outubro do ano passado, o Projeto de Lei nº 208/2022 para suplementação no valor de R$ 8.650.845,06 milhões, recurso aplicado na contratação de 20 leitos de enfermaria, com a realização do atendimento de pré e pós cirurgias gerais, ginecológicas, ortopédicos e partos, e ampliação de sete leitos em pediatria e outros três leitos de estabilização no Hospital.
Para a manutenção do centro cirúrgico, os vereadores também autorizaram através do Projeto de Lei nº 242/2022 a contratação e convocação de 67 profissionais da Saúde, na 41ª Sessão Ordinária, realizada em 22 de novembro, possibilitando via processo licitatório contratar serviços especializados correspondentes a 10 leitos de UTI geral e do serviço de imagens, incluindo ultrassonagrafia e tomografia.
Com as aprovações aos projetos por unanimidade, 13 votos favoráveis, a Câmara autorizou o Município a realizar os procedimentos de maneira segura, qualificada e humanizada, beneficiando os pacientes e,consequentemente, o Sistema de Saúde, por promover a redução de gastos, ao evitar o deslocamento de pacientes a outros centros de atendimento no Estado.