Da Redação
A Centro-Oeste Airports (COA) finalizou o processo de internacionalização do Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, em Várzea Grande (MT). Com a publicação da Portaria nº 15.900 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (03), o terminal está oficialmente autorizado a operar voos comerciais internacionais, incluindo voos regulares, charters de passageiros, carga, mala postal, aviação geral e táxi-aéreo.
A COA investiu cerca de R$ 280 milhões em melhorias, cumprindo exigências da Polícia Federal, Receita Federal, Anvisa e Ministério da Agricultura. Foram construídas novas áreas de inspeção, embarque e desembarque, além da instalação de equipamentos modernos. Após a conclusão dessas etapas, a ANAC aprovou a solicitação, consolidando a internacionalização do aeroporto.
“É um marco para a economia, o turismo e a população de Mato Grosso”, destacou Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da COA. “Modernizamos e ampliamos o terminal, oferecendo mais conforto, segurança e eficiência. Agora, estamos prontos para conectar Mato Grosso a diversos países, expandindo as possibilidades de negócios e turismo.”
Inaugurado oficialmente em julho de 2024, o terminal de passageiros foi ampliado em 50%, com destaque para a sala de embarque, que aumentou 39%, e o saguão, com crescimento de 21%. O aeroporto, que já figura entre os quatro melhores do Brasil segundo pesquisa do Ministério de Portos e Aeroportos, agora amplia suas operações e reforça sua importância estratégica para a região Centro-Oeste.