Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025

CIDADES Segunda-feira, 11 de Abril de 2022, 15:32 - A | A

11 de Abril de 2022, 15h:32 - A | A

CIDADES / A DEUS, UTI-COVID!

Tangará: Cerimônia ecumênica marca o encerramento das atividades da UTI Covid-19

Vidas foram salvas, outras não tiveram a mesma sorta; todas, no entanto, receberam atenção e carinho de profissionais humanos e dedicados!

Edésio Adorno
Tangará da Serra



Uma cerimônia ecumênica, com a partidipação do frei Luciano e de um pastor evangélico, será realizada, na próxima quarta-feira (13), para marcar o encerramento das atividades da UTI covid-19, do Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito.

"Será realizado uma benção com a presença do Frei Luciano e de um irmão/pastor, em gratidão as vidas dos que conseguiram se recuperar, uma homenagem as vidas que se perdaram e um agradecimento aos serviços prestados à população de Tangara da Serra e região nesse periodo árduo trabalhado. O fim de um ciclo e inicio de outro, contamos com a presença de todos", diz o convite enviado à redação deste site.

Enfrentamento a covid-19, uma história de sacrfício!

O fechamento dos leitos UTI covid do HM representa o fim de uma batalha parcialmente vitoriosa. A luta foi intensa, houve baixa nas equipes médicas, de servidores da unidade de saúde e algo em torno de 400 pessoas não resistiram a gravidade da implacável e devastadora doença. Mas o resultado, no geral, é digno de comemoração - inspira gratidão a Deus.

Quando surgiu, na década de 1980, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (CIDA), popularmente conhecida como AIDS, a doença foi noticiada pela imprensa com alarmismo a ponto de batizá-la de a peste do século. A pandemia do novo coronavírus chegou e provou que a doença causada por ele - covid- seria infinitamente mais devastadora, mortífera e de mais fácil transmissão.

Foi com essa doença de altíssima letalidade que Tangará da Serrra, o Brasil, Mato Grosso e o mundo teve que conviver até que uma vacina fosse disponibilizada para imunizar a população.

Os cientistas aceleram os passos e em pouco tempo a população começou a ser vacinda.

O tempo entre surgimento da doença e da vacina foi relativamente curto, mas o suficiente para o covid-19 matar mais de 660 mil brasileiros - uma verdadeira chacina causada pelo vírus da morte.

No momento mais agudo da pandemia em Tangará da Serra, o então prefeito Fábio Martins Junqueira (MDB) fez tudo que podia e até um pouco mais para conter o avanço da doença. Foi criticado nas redes sociais e uma frase sua, usada para cobrar responsabilidade e colaboração do povo ficou imortalizada: "Vamos aguentar, gente!"

Em parceria com o governador Mauro Mendes (UB) e o presidente Jair Bolsonaro, Junqueira abriu os leitos UTI covid-19. A então secretaria de Saúde, Dienifer Jaqueline Feix Guimarães, se desdobrou para executar as iniciativas de Junqueira. Uma outra servidora pública que cravou seu nome na história de luta contra a covid-19 foi a enfermeira Juliana Herrero. No comando da Vigilância Epidemiológica, Juliana foi grande! Ah, como foi grande e exemplar profissional.

Em janeiro de 2021, o empresário Vander Masson (PSDB) assume a prefeitura de Tangará da Serra e o combate a covid-19 segue sem trégua. Uma nova empresa foi contratada para gerenciar os leitos e enfermarias destinados a pacientes com covid-19. Auxiliado pela vacina, que os governos Mauro Mendes e Jair Bolsonaro nunca deixaram falta, os índices de internação e de mortes foram reduzidos drasticamente. A pandemia não acabou, mas está sob controle. 

Os prefeitos do passado e do presente foram imprescindíveis no combate a covid-19, assim como os vereadores, e o deputado Dr João Matos (MDB), que teve atuação marcante no enfrentamento a doença. Enfim, os políticos não faltaram no momento em que a população mais precisava de apoio, de recursos e de atendimento médico.

Sua excelência, o servidor da URA!

Esse opaco e despretencioso texto não ficaria completo sem uma menção honrosa e especial as equipes médicas e servidores do Hospital Municipal. Valentes, colocaram suas vidas em risco para salvar vidas de conhecidos e de desconhecidos; de ricos e de pobres; de moradores de Tangará da Serra e outras cidades.

Esses heróis e heroínas, às vezes não reconhecidos, conviveram de perto com o espectro sinistro da morte. Alguns foram contaminados, recolheram ao isolamento, se recuperaram e retomaram suas posições no front de guerra. Lutar era preciso e lutar contra um inimigo microscópico, invisivel e letal, exigia mais que simples coragem.

Esses profissionais da saúde foram motivados pelo espirito de empatia, de amor ao proximo!

Almas grandes e generosas!

Criaturas que refletem a beleza do Criador e levam ao extremo o conceito de humanismo, solidariedade e dedicação a profissão, uma das nobres que poderia existir. Hoje, temos consciência disso!

A UTI Covid-19 será fechada, nesta quarta-feira!

Que jamais seja reaberta para tratar dessa doença!

Mas que sua história, que é a história de bravura dos profissionais que lá dedicaram suas vidas por nossas vidas, também não se perda nas brumas do tempo. De nossa parte, gratidão eterna a todos!

Por fim, uma reivindicação: que o prefeito Vander Masson transforme logo os leitos UTI covid em UTI geral. 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

abroncapopular@gmail.com

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT