Da Redação
A JBS, umas das maiores empresas de alimentos do mundo, bateu em 2024 o recorde de 44 mil promoções. O número representa 28% do quadro de colaboradores da companhia – ou 3 em cada 10 profissionais da empresa. Em Mato Grosso, Estado em que a JBS tem cerca de 9 mil colaboradores, foram feitas 2.752 promoções, que representam cerca de 30,58% do total de empregos da JBS no Estado.
Com 158 mil funcionários, a JBS é hoje a maior empregadora do Brasil. A marca de promoções atingida neste ano representa um salto de 69% em relação a 2023. É também superior à projeção estabelecida pela empresa no começo do ano, quando a JBS anunciou o compromisso de promover 40 mil pessoas. Os números são resultados do investimento da companhia em sua força de trabalho, como alavanca para impulsionar o crescimento da empresa.
“A JBS tem como missão ser a melhor naquilo que se propõe a fazer, garantindo a oportunidade de um futuro melhor a todos os seus colaboradores. Foi com esse objetivo que ampliamos os programas de capacitação interna, garantindo que todos no nosso time estejam preparados para aproveitar as melhores oportunidades”, afirma Fernando Meller, diretor-executivo de Recursos Humanos da JBS Brasil.
É o caso de Rayane Santos, de 30 anos, que atua na unidade da JBS em Confresa (MT) há quase 7 anos e já recebeu 3 promoções de cargo. Ela conta que veio do município de São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, em busca de oportunidade de emprego e, após três meses e meio na tentativa de conseguir uma vaga na unidade, foi contratada em julho de 2018 como operadora de produção. Seu esforço e dedicação logo foram reconhecidos e, quatro meses depois, assumiu o cargo de refiladeira. Não demorou muito e recebeu a proposta para ser monitora, função que ocupou por três anos.
“Passei por processos de conhecimentos e treinamentos, mas eu queria ir mais longe e sempre falava que meu sonho era ser supervisora. Há um mês e meio, o gerente industrial me fez a proposta de ser supervisora no setor de miúdos. Era uma área totalmente diferente da que eu atuava na empresa. Mas aceitei o desafio, passei por processo de treinamento, cheguei a ficar 10 dias na unidade de Barra do Garças para adquirir mais experiência, voltei para Confresa e assumi o cargo”.
Para Rayane, trabalhar na companhia é um motivo de orgulho. “Eu vim para Mato Grosso apenas com uma mala na mão e muitos sonhos. Dormia em um colchão fininho e com um lençol que a minha mãe me deu e ainda guardo comigo. A JBS foi a empresa que me permitiu crescer na vida profissional. Hoje, eu consigo oferecer qualidade de vida para toda a minha família. Conquistei minha casa própria, comprei meu carro e já realizei alguns dos meus sonhos”.
Outra colaboradora promovida neste ano foi Amanda Ferreira Prado, de 27 anos, que iniciou sua trajetória na JBS aos 14 anos, como Menor Aprendiz,. Natural do município de Pedra Preta (MT), ela cresceu vendo a mãe trabalhar na empresa. Amanda começou a vida profissional no setor de Garantia de Qualidade da JBS e, quando completou 18 anos, candidatou-se a uma vaga efetiva na companhia.
Amanda Ferreira Prado iniciou na JBS no programa Menor Aprendiz e hoje é supervisora de Qualidade na unidade de Colíder. Crédito: Divulgação/ arquivo pessoal
“Depois de seis meses, comecei a cobrir férias e pude atuar em vários setores. Sempre fui curiosa, queria aprender mais e a companhia me permitiu esse crescimento. Fui promovida para assistente de documentação, onde permaneci no cargo até fevereiro de 2018. Nessa época me tornei analista de documentação na planta de Pedra Preta. Para mim, a JBS é uma empresa de oportunidades”, afirmou Amanda, que se formou em Gestão de Qualidade no final do ano passado.
Amanda conta que em fevereiro de 2024 mais uma oportunidade de crescimento surgiu em sua trajetória profissional dentro da companhia. Foi quando aceitou o desafio e se mudou de sua cidade natal para trabalhar na planta de Colíder (MT). A recompensa veio logo em seguida, em abril, quando foi promovida a supervisora de Qualidade da unidade. “Quem diria que a Amanda, que entrou com 14 anos, iria chegar onde chegou? A JBS me ajudou tanto no meu desenvolvimento pessoal, quanto profissional. Só gratidão por ter chegado até aqui”.
Aprimoramento profissional
Fernando Meller ressalta que a Companhia oferece as ferramentas necessárias para que os colaboradores possam desenvolver as habilidades necessárias para a ascensão de carreira. Por meio de programas em parceria com o Instituto J&F, a JBS oferece cursos e treinamentos que aprimoram as habilidades e capacitam sua força de trabalho.
Meller explica que a Companhia estabeleceu no começo de 2024 a projeção de 40 mil promoções, o que foi superado antes do fechamento do ano. “O que nos move são as pessoas, por isso estamos muito felizes por ter superado esta marca”, destaca. “Ver nossos colaboradores conquistando novos patamares em suas trajetórias e seus objetivos pessoais é motivo de orgulho. Essa dedicação garante nosso crescimento e consolidação global”, finaliza Meller.
Sobre a JBS
A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.