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BLOG Sábado, 06 de Maio de 2023, 07:48 - A | A

06 de Maio de 2023, 07h:48 - A | A

BLOG / ROTA DA VIDA

Rodovia BR-163: importante para o Brasil, imprescindível para Mato Grosso!

Que em breve o pejorativo codinome "Rodovia da Morte" seja enterrado nas brumas do passado e em seu lugar surja a certeza de que transitar pela BR-163 é viajar pela "Rota da Vida"

Da Redação
Blog Edição MT



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Com 4.057 km de extensão, a rodovia BR-163 rasga seis estados do Brasil no sentido Sul-Norte. Inicia em Tenente Portela/RS e termina em Santarém/PA.

Esta rodovia atravessa os estados responsáveis pela maior produção de proteína animal e vegetal do país e serve para o escoamento dessa riqueza produzida no campo – soja, milho e carne, principalmente.  

O trecho de 805,9 quilometros entre os municipios de Itiquira e Sinope foi concessionado a Rota Oeste em março de 2014 pelo governo federal.

A empresa não executou as obras de manutenção e o compromisso de duplicar os trechos de maior fluxo de tráfego não foi honrado.  

A indolência da Rota Oeste fez disparar os números de acidentes, o comércio, a indústria e principalmente os produtores rurais amargaram prejuizos bilionários.  

A rodovia tão importante para o estado quanto o ar que cada mato-grossense respira virou a rota da morte. Se fosse possível fincar cruzes em cada local de acidente com óbito, esta redovia seria um imenso cemitério a céu aberto.

A carnificina no asfalto exigia uma resposta energica e decisiva do Governo de Mato Grosso, já que o Governo Federal foi incapaz de construir uma solução para o problema.

Mauro Mendes, então, assumiu o desafio político e propôs a transferência da concessão da Rota Oeste para a MT Par, uma empresa que tem o governo do estado como maior acionista.  

As tratativas com o ministério da Infraestrutura, ainda sob o comando de Tarcisio de Freitas, atual governador de São Paulo, com a ANTT, TCU, a própria Rota Oeste e seus credores, tiveram início em 2022 – tudo sob o mais absoluto sigilo para não ganhar conotação política em um ano eleitoral.      

Sob a liderança do governador Mauro Mendes (UB), o empresário e ex-senador Cidinho Santos assumiu a linha de frente da articulação política. Sua primeira missão foi convencer Tarcisio de Freitas da legalidade, viabilidade e importância social e econômica do projeto.  

O objetivo foi atingido com sucesso. Freitas endosou a proposta.  

O passo seguinte foi buscar a aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU) e superar resistências à iniciativa.

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

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Governador Mauro Mendes, ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, assinam TAC com a ANTT e Rota do Oeste para transferência da concessão da BR-163

No início de outurbo de 2022, O presidente da Corte de Contas, Bruno Dantas, esteve em Cuiabá para acompanhar assinatura do TAC entre a ANTT e a Rota do Oeste para iniciar a transferência da BR-163 ao Governo de MT. "Mendes foi inovador e mostra empenho em trazer solução para sociedade", discursou Dantas.   N

Na retaguarda de um projeto com a envergadura e dimensão como foi a estadualização da BR-163 – algo inédito na história do Brasil e que serve de modelo para outros estados da federação -, um suporte técnico era condição sine qua non.  

O governo não precisou contratar nenhum especialista de outra galáxia.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, o prata da casa e dono de um cérebro privilegiado, assumiu a missão.

O resultado de sua profícua atuação dispensa comentários, já é de amplo conhecimento público – para orgulho de todos os mato-grossenses.  

O frenesi de carros, carretas, ônibus e caminhões na pista revelam a pujança do estado e a força de sua gente.

Na última quinta-feira (04), ao lado do presidente da República, Mendes assumiu a gestão da BR-163. No dia seguinte, o chefe do Paiaguás assinou ordens de serviço para execução de obras de duplicação da rodovia no trecho entre Cuiabá e Sinop.

Ao todo, serão investidos nessa primeira fase R$ 1,6 bilhão.

A rodovia BR-163 é vital para o escoamento da produção agrícola de Mato Grosso, mas sua importância transcende aos interesses apenas do agronegócio. Por esta rodovia circulam vidas, remédios, vestimentas, alimentação, etc.

É por esta artéria que abastece parte considerável do Norte do Brasil que passa quase tudo que Mato Grosso produz e consome.

O frenesi de carros, carretas, ônibus e caminhões na pista revelam a pujança do estado e a força de sua gente.

Que em breve o pejorativo codinome "Rodovia da Morte" seja enterrado nas brumas do passado e em seu lugar surja a certeza de que transitar pela BR-163 é viajar pela "Rota da Vida".

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