Da Redação
Blog Edição MT
O presidente Lula (PT) reagiu nesta sexta-feira (8) ao apoio declarado de Jair Bolsonaro (PL) ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que o ex-mandatário brasileiro não influencia votos nos EUA e que sua posição é irrelevante para o resultado da eleição.
Lula, que apoiou Kamala Harris, derrotada no pleito, destacou que a relação entre Brasil e EUA deve ser pautada pelo respeito entre chefes de Estado.
"A questão não é uma preferência pessoal. Em um encontro entre dois líderes, o que importa é o interesse de cada nação", declarou Lula em entrevista à CNN Internacional.
O presidente reforçou sua disposição em manter uma relação construtiva com Trump e disse esperar a mesma postura do líder americano em relação ao Brasil.
Lula aproveitou para parabenizar Trump pela vitória e destacou que uma convivência pacífica e colaborativa entre as duas nações pode beneficiar a paz e o desenvolvimento mundial. Em suas redes sociais, ele escreveu: “A democracia é a voz do povo e ela deve ser respeitada. Desejo sorte e sucesso ao novo governo.”
Segundo Lula, o objetivo é repetir as relações respeitosas que ele já manteve com outros presidentes americanos, independentemente de diferenças ideológicas. "É possível haver uma convivência civilizada", concluiu.