A solenidade de assinatura da ordem de serviço para asfaltamento na BR-158, no Vale do Araguaia, colocou frente a frente o governador Mauro Mendes e seu desafeto político, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
Diplomático, Mendes cumprimentou Fávaro ao tempo em que pediu: “Cumprimento o ministro Carlos Fávaro. Sempre desejando que você, Fávaro, faça um grande trabalho na Agricultura, pelo Brasil, pelos brasileiros, e que represente bem a política de Mato Grosso junto do presidente Lula”.
A declaração de Mendes pode ser interpretada como um gesto de reaproximação de Fávaro ou apenas uma fala protocolar.
A relação entre os dois líderes políticos foi rompida em 2022, quando Fávaro apunhalou Mendes, traiu a base bolsonarista e mergulhou de corpo e alma na campanha presidencial de Lula. Setores do agro também manifestaram descontentamento com alinhamento de Fávaro com a esquerda.
Para complicar ainda mais, no fim de agosto, Mendes disse que Fávaro contou “uma grande mentira” sobre a obra na 158.
Á época, Favaro espalhou um fake news nas redes sociais com a falsa afirmação de que Mendes teria pedido ao ministério dos Transportes para que o recurso das obras da rodovia fossem realocados para a implantação e duplicação do Rodoanel, em Cuiabá e Várzea Grande.
“Em nenhum momento nós pedimos para tirar dinheiro da 158 e 242”, reagiu Mendes.