Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024

BISTURI Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023, 17:19 - A | A

08 de Fevereiro de 2023, 17h:19 - A | A

BISTURI / JURUENA

Assessor de prefeito intimida internautas com ameaça de processo sobre fake news



O assessor de comunicação da prefeitura de Juruena, Gederson, posta em suas redes sociais com reiterada frequência alertas em tom de ameaça velada sobre o que ele classifica como notícia falsa. Nas postagens, as quais a reportagem teve acesso, Gederson avisa que quem compartilha, curti ou comenta fake news pode ser processado e condenado a pagar indenização. Ele, inclusive, cita a tipificação do crime de calunia e aponta a pena e o quantum indenizatório.

A preocupação de Gederson com a higidez da informação e o combate as fake news seria louvável, não fosse o que se esconde atrás de sua suposta preocupação com a verdade dos fatos. Salta evidente das postagens de Gederson que o objetivo é silenciar pela intimidação as vozes que se levantaram contra o prefeito Manoel Gontijo, o Garça Branca, pela exoneração sem justificativa, aos olhos da população, do casal de enfermeiros Eder Moreira e Zeli Cristina e tentar conter a onda de reclamações que ganhou as redes sociais.

Gederson.jpg

 

Produzir, compartilhar e disseminar fake news é uma prática tão nefasta quanto o discurso de certos homens públicos que rotulam críticas e notícias negativas as suas ações e omissões como sendo fake news. Virou prática recorrente, se a informação desagrada, vira fake news. E, invariavelmente surge acompanhada com ameaça de processos ou de algo menos ortodoxo.

Assessor de prefeito, ou de quem quer que seja, não tem competência para determinar o que é fake news ou não. Um assessor qualificado refuta notícias que desagradam com informação, sempre pelos meios legais.

Ameaças subliminar pode intimidar pessoas leigas, jamais amedronta quem conhece seus direitos, sabe o que diz ou escreve e não se deixa levar pela bravata de assessor, seja ele quem for.

Além da exoneração do casal de enfermeiros, Garça Branca está sendo bombardeado nas redes sociais devido a falta de água na cidade. Foram três dias de torneira seca. Bombas teriam ficado submersa devido as fortes chuvas que cairam na cidade. Nas redes sociais, moradores alegam incompetência na gestão do DAE e cobram providências para que o problema não se repita.

Critica que incomoda vira fake news. Essa parece ser a lógica de Gederson. 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT