EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O deputado estadual Max Russi (PSB) não é um neófito na vida pública. Ele acumula a experiência de quem já foi vereador, prefeito de Jaciara e secretário de estado. Atualmente comanda a 1º secretaria da Assembleia. É, portanto, um conhecedor em profundidade da quadra social dos 141 municípios do estado. Não somente isso. É um político sensível ao drama humano, que foi agravado com o avanço da pandemia do coronavírus e a deficiência da rede pública de saúde, principalmente nos menores municípios.
Uma proposição de Russi tem força o bastante para demolir discursos de prefeitos, que ao arrepio da lógica elementar e divorciados de fundamento técnico, controlam o comércio com mãos de ferro. Fechar tudo ou reduzir horário de funcionamento do comércio não obstaculiza o avanço do covid-19, bem ao contrário, pode representar o escancarar de portas para a aglomeração social.
O deputado sugere mercados 24 horas nas cidades onde for possível adotar o sistema. A sugestão de Russi contempla três segmentos. O consumidor, que passa a ter a opção de fazer suas compras à noite ou aos finais de semana; os trabalhadores, que não perdem postos de trabalho e aos empresários, por razões obvias. Ah, o município, que precisa de recursos para investir na saúde, também ganha com a arrecadação de impostos.
Outra preocupação do deputado Max Russi é com as filas e aglomerações humanas registradas nas agências bancárias. Aposentados, geralmente idosos, e beneficiários dos programas sociais do governo federal se submetem a verdadeiro processo de humilhação para sacar seus benefícios.
A solução, segundo entende o deputado, é ampliar o horário de atendimento na rede bancária. “Já encaminhamos essa questão a Febraban e cobramos que o horário de atendimento seja alongado para melhor atender a população e acabar com as filas e aglomerações, que podem facilitar a circulação do covid-19”, afirmou