EDÉSIO ADORNO
Tangará da Serra
O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), acatou o apelo dos parlamentares, em especial do deputado e médico nefrologista João Matos, que não esconde sua preocupação com o avanço da doença causada pelo novo coronavírus (covid-19) no estado e anunciou que vai retirar do orçamento R$ 30 milhões para MT aplicar no combate a essa preocupante e assustadora pandemia.
Consultado por este site, João Matos descartou a paternidade da decisão anunciada pelo presidente Botelho.
Segundo disse ele, a Casa é um colegiado e todos os deputados, nesse momento de dificuldade porque passa a população, deixaram de lado questões partidárias e de orientação ideológica e estão coesos para ajudar o governo a superar essa grave ameaça à saúde dos moradores dos 141 municípios do estado.
Na noite da última terça-feira, Eduardo Botelho declarou à imprensa:
“Nós vamos fazer uma devolução de recurso. Temos um recurso em caixa e vamos colocar para Secretaria de Saúde ajudar no combate. Nós já temos R$ 30 milhões em caixa disponíveis para fazer essa devolução”.
Prossegue o parlamentar:
“Nós temos feito uma economia na Assembleia, inclusive, para devolver para o próprio Governo em uma situação como essa. A Assembleia não tem gastado nada em excesso. Estamos gastando só o necessário e nisso tenho contado com os 24 deputados. Não posso negar isso”.
Os deputados Silvio Fávero (PSL) e Janaína Riva (MDB) também defenderam a participação do Legislativo no combate ao coronavírus.
“Todos somos responsáveis pela defesa do bem-estar e da saúde pública da população”, afirmou o deputado bolsonarista.
Para Janaína “é impossível levar saúde a população sem recursos financeiros e profissionais qualificados, por isso a contribuição financeira da Assembleia é muito importante e vai ajudar a secretaria de Saúde a fazer os encaminhamentos necessários”.