Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 12 de Março de 2024, 16:09 - A | A

12 de Março de 2024, 16h:09 - A | A

POLÍCIA / FALSO RECAPE

Polícia Civil fecha empresa clandestina de falsa recapagem em Cuiabá

Suspeitos faturavam milhões com falsificação de recapagem e colocavam a vida de motoristas em perigo

Da Redação



Na manhã desta terça-feira (12.03), a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Mato Grosso (Ipem) realizaram a Operação Falsum Recape, interditando uma empresa clandestina de recapagem de pneus para caminhões em Cuiabá.

A recapagem, substituição da banda de rodagem, é permitida no Brasil, desde que a empresa possua autorização do Inmetro e siga normas de qualidade e segurança.

O diretor de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Francisco Bezerra, alertou sobre os riscos da recapagem clandestina, que aumenta a possibilidade de falhas estruturais e estouros inesperados nos pneus.

O delegado titular da Decon, Rogério da Silva Ferreira, ressaltou que tais falhas podem causar acidentes graves, colocando em risco a vida e o patrimônio dos usuários.

Durante a operação, duas pessoas foram presas em flagrante, enfrentando acusações de crime contra as relações de consumo, sujeitas a penas de dois a cinco anos de prisão e multa.

Além disso, três máquinas, 147 pneus e 347 bandas usadas foram apreendidos. O nome da operação remete à falsa sensação de segurança oferecida por pneus recolocados no mercado sem seguir os padrões de qualidade.

Os consumidores lesados podem contatar a Decon em sua sede ou por meio do telefone e e-mail disponibilizados para denúncias.

A Polícia Civil também disponibiliza o número 197 para denúncias anônimas ou o registro de boletim de ocorrência em qualquer delegacia de Mato Grosso.

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT