Da Redação
Uma parceria entre 16ª Companhia Independente de Polícia Militar, Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) garantiu a capacitação de 12 profissionais no Curso de Aeronave Remotamente Pilotada – Drones, nas instruções foram observadas as peculiaridades da atividade policial militar.
Os treinamentos com aulas práticas e teóricas foram realizadas durante três dias, ministrada pelo instrutor Marion Henry no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica.
"Foi um treinamento com um equipamento equipado com câmera termal e possibilita uma visão noturna que vai auxiliar a polícia nas investigações e no combate ao crime organizado. O doze policiais, todos saíram aptos a pilotar aeronave e terão mais uma ferramenta para utilizar no dia a dia evitando combate direto com criminosos e preservando sempre a vida dos policiais e da população", finalizou o instrutor.
"A capacitação dos Polícias Militares em Campo Novo do Parecis para operar drones (RPAs) é um grande avanço para a segurança de nosso município, pois estamos capacitados a atuar em situações complexas, durante o dia ou a noite. A aeronave dará suporte a equipe terrestre em ocorrências como roubos, acompanhamento a veículos, policiamento ostensivo entre outras", pontuou o Subtenente PM R Silva.
Para o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Jonas Iapp, o objetivo é fornecer uma nova ferramenta para a atuação das forças policiais. “O drone chega em locais que às vezes a viatura não consegue e realiza um trabalho preventivo para conter atitudes suspeitas”.
DOAÇÃO DRONE
Um dos drone usados no treinamento foi doado para a Polícia Militar de Campo Novo do Parecis, por um grupo de produtores rurais da região do Parecis.
O drone possibilitará que os policiais militares possam chegar a locais de difícil acesso. Será possível também fazer em poucos minutos, inclusive à noite, varredura de uma área que normalmente levaria horas para ser feita com viaturas.