Da Redação
O mastologista Wilson Garcia, médico que compõe a grade de profissionais do Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC), palestrou na última semana para dezenas de mulheres, no auditório da instituição, acerca da devida importância sobre a prevenção do câncer de mama, além de desmistificar alguns mitos sobre o tema.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima para cada ano do triênio 2023-2025 73.610 novos casos de câncer de mama, sendo mais de 200 casos diagnosticados somente em Cuiabá, alerta o especialista.
Para o mastologista, mais de 90% dos casos de câncer de mama podem ser curados se diagnosticados cedo. “é o câncer que mais mata mulheres no mundo, mas temos uma taxa de cura muito alta também. Informar, como fazemos aqui, é fundamental”, explica.
O mastologista também falou sobre a importância de hábitos saudáveis na alimentação, rotina de exercícios diários e autocuidado como forma de prevenção. “precisamos cuidar do nosso físico, com uma alimentação balanceada, evitando fast-foods, para assim termos uma vida com mais saúde”, finalizou.
Durante a palestra, mulheres presentes puderam tirar suas dúvidas, em um bate papo descontraído com o médico. Wilson aproveitou para sanar questões relacionadas ao uso de silicone, por exemplo, que não impossibilita realizar o exame de mamografia. “Quem tem silicone não só pode, como deve fazer a mamografia. É um exame importante de rastreabilidade para todas as mulheres”, ressaltou.