Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024

BISTURI Quarta-feira, 29 de Março de 2023, 08:32 - A | A

29 de Março de 2023, 08h:32 - A | A

BISTURI / TANGARÁ TRAVADA

Samae não consegue licitar obra de captação do Sepotuba



Fazer a captação e adução da água do Sepotuba até a ETA  Queima Pé era um sonho que se converteu em desalento.

A obra dificilmente vai sair do papel durante os próximos anos.

A coluna apurou que a empresa vencedora da licitação recorreu a justiça contra ato da Comissão de Licitação do Samae, que por razão ainda não devidamente esclarecida não homologou o resultado do certame licitatório.

Enquanto a questão não for aclarada pela justiça, o que pode demorar anos, a autarquia municipal não consegue realizar outra licitação.

Até lá, sabe até quando, a população torce para que o próximo período de estiagem não seja tão inclemente e que São Pedro não leve em conta a inabilidade administrativa das autoridades e colabore com aquela chuvinha providencial.

Sem água na torneira, a cidade entra em estado de dormência, ou seja, sofre inibição em sua capacidade de crescer. 

O Ministério Público Estadual (MPE) já notificou a prefeitura de Tangará da Serra  para não liberar nenhum empreendimento imobiliário, aí incluso o conjunto habitacional que seria construído pelo governo do estado por meio da MT Par, em parceria com a Caixa Econômica Federal e o município.

Além da água, a falta de saneamento básico (esgotamento sanitário)  é outra barreira ao crescimento da cidade.

A capacidade de tratamento do esgoto coletado não atende a demanda. Enquanto esse problema não for resolvido, a Sema não concede outorga e sem outorga nenhum agente financeiro pode aportar recursos. Em razão disso, Tangará está literalmente travada. 

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT