Transparência é um dos requisitos da administração pública. Isso implica dizer que os atos de governo devem se revestir da mais absoluta publicidade, com informações fidedignas. Em tempos de pandemia do coronavírus, o Congresso introduziu no ordenamento jurídico do País a Lei Complementar Nº. 173/2020.
Por meio desta norma, a União liberou uma carrada de dinheiro para os governos dos Estados, do Distrito Federal e dos Municipios. Mato Grosso foi contemplado com quase R$ 238 milhões para o combate a covid-19.
Essa mesma lei exige o máximo de publicidade nos gastos efetivados no enfrentamento a doença. Infelizmente, o prefeito de Tangará da Serra, Fábio Junqueira, segue na contramão dos principios da administração pública. Ele insiste na estratégia da desinformação como metodo de manipulação dos numeros da covid-19 na cidade. Negar um fato não significa que esse fato deixou de existir.
A reportagem apurou, checou e confirmou a informação de que ontem (domingo) haviam 17 pacientes covid-19 internados na enfermaria do Hospital Municipal com quadro clinico moderado e 6 pacientes com a doença internados na UTI em estado grave.
Estranhamente, nesta segunda-feira, o Boletim Diário, divulgado pelo Comitê de Prevenção e Monitoramento ao Coronavirus, tras uma informação diferente. Segundo o documento, existem 11 pacientes internados em enfermaria pública e 04 na UTI.