Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


POLÍCIA Sábado, 09 de Fevereiro de 2019, 20:35 - A | A

Sábado, 09 de Fevereiro de 2019, 20h:35 - A | A

Pecuama: Justiça determina reintegração de posse da fazenda Minaguchi; grileiros sofrem nova derrota!

O juiz da 2ª Vara Especializada em Direito Agrário de Cuiabá, Carlos Roberto Barros de Campos, determinou que a fazenda Minaguchi, localizada na gleba Santo André – Complexo Pecuama -, fosse reintegrada a seus legítimos proprietários – Herton de Aguiar Macedo, Herlon de Aguiar Macedo, Erika de Aguiar Macedo e Thelma de Aguiar Macedo.

A decisão foi proferida no dia 13 de dezembro de 2018.

Uma alegação atabalhoada dos testas de ferro dos invasores, Jonas Vinicius Lima e Junior Marciano, postergou o cumprimento da decisão judicial.

A propriedade foi invadida por um bando de grileiros em 13 de setembro de 2018. Liminarmente, o magistrado garantiu a proteção possessória sobre a área de 1.210 hectares.

Os autores da ação comprovaram de forma inquestionável ser o proprietário e possuidor do imóvel.

O Ministério Público manifestou pela concessão da liminar de reintegração de posse da fazenda esbulhada.

Em nova decisão, divulgada no final da tarde deste sábado, o magistrado Carlos Roberto Barros acatou pleito dos autores e determinou que o Comitê Estadual de Conflitos Agrários, órgão vinculado a Casa Militar do Governo, dê cumprimento imediato e com a máxima urgência o mandado de reintegração.

Em breve síntese, escreveu o juiz Roberto Barros:

“Inicialmente, acolho a justificativa apresentada pela parte autora em que afasta a incidência do instituto de litispendência entre estes autos e os processos sob os códigos 1335998 e 773825”.

E concluiu:

“Destarte, DETERMINO o cumprimento da liminar deferida no id. n. 16957823, bem como ORDENO que a secretaria deste Juízo oficie ao Comitê Estadual de Acompanhamento de Conflitos Agrários, com o fito de viabilizar o cumprimento do mandado de reintegração de posse na mesma data em que este Juízo foi informado que será procedida a reintegração na área vizinha; qual seja a Fazenda Lagoa Bonita. Cumpra-se com a MÁXIMA URGÊNCIA”.

Oficiais de justiça já se encontram na área para efetivar a decisão judicial. Um efetivo da Polícia Militar garante o trabalho dos servidores do judiciário. Os grileiros serão retirados imediatamente do interior da fazenda Minaguchi.

Em post do dia 08 de janeiro, esse blog antecipou com exclusividade que a polícia militar deveria dar cumprimento a ordem judicial de reintegração de posse da fazenda Minaguchi. (AQUI)

Leia a decisão na íntegra: JUSTIÇA DETERMINA REINTEGRAÇÃO DE POSSE FAZENDA MINAGUCHI

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT