Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024, 18:51 - A | A

13 de Novembro de 2024, 18h:51 - A | A

POLÍTICA / SUPERAÇÃO E INCLUSÃO

SER Família Inclusivo leva paratletas ao topo do esporte mundial

"MT será reconhecido como o Estado da Inclusão", destacou Elcirley Luz

Da Redação



virginia superdação 1.jpg

Primeira-dama de MT Virginia Mendes e Elcirley Luz - presidente da FBJJP e JJJIP

O programa SER Família Inclusivo atravessou o Mediterrâneo, destacando o Estado de Mato Grosso como 'Estado da Inclusão'. Idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, também madrinha nacional e embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, o programa está proporcionando aos paratletas e atletas da inclusão reversa a oportunidade de participar de importantes competições, como ocorreu no 1º Campeonato Panamericano Oficial de Parajiu-Jitsu da Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP), em Manaus; no Campeonato Internacional na Grécia (JJIF); e no Campeonato Mundial Profissional de Jiu-jitsu em Abu Dhabi (AJPTour).

Com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), foi possível levar a maior delegação da história para competições internacionais. Uma delegação de 15 pessoas, entre atletas da inclusão reversa, paradesporto e equipe técnica, representou os mato-grossenses.

A primeira-dama de MT, Virginia Mendes, acredita que a conexão do Estado com o esporte vai possibilitar que mais pessoas com algum tipo de deficiência ou que sofram de transtornos e depressão encontrem um novo caminho. “Claro que é preciso existir uma empatia entre o praticante e o esporte, e, a partir da afinidade, uma mudança ocorre. Eu testemunhei exemplos impressionantes de soldados vítimas de guerra. O parajiu-jitsu pode ser uma ferramenta poderosa e eficaz na reabilitação, tanto para a recuperação física quanto para o restabelecimento cognitivo e emocional”, ressaltou Virginia Mendes.

"Superação, Esperança e Respeito. Esse é o meu maior desejo: que mais e mais pessoas tenham acesso ao poder transformador do que o esporte pode fazer. Sinto-me honrada por fazer parte da vida de milhares de atletas e grata, porque eles me escolheram. Isso passou a ser uma missão em minha vida", pontuou a primeira-dama do Estado.

virginia superação 2.jpg

 

O presidente da FBJJP e da Federação Internacional de Jiu-jitsu Paradesportivo (WPJJF), Elcirley Luz, oficial reformado da PM, vítima de um trágico acidente que resultou na amputação de uma de suas pernas, conta que passou por um processo doloroso de recuperação. Ele não aceitava a situação e chegou até a pensar em tirar a própria vida. “Em um dia daqueles em que eu não via mais perspectiva alguma, entrei no banheiro, peguei minha arma e estava disposto a acabar com toda aquela agonia. De repente, ouvi uma mãozinha bater na porta e chamar por mim: 'Papai, me ajuda a fazer o dever de casa'."

“Graças a Deus, a partir daquele momento, eu tive que tomar uma decisão: de viver e enfrentar a situação. Foi quando também retornei aos treinos de Jiu-jitsu, e isso tudo mudou minha vida. Agora, minha missão é transformar outras vidas”, contou Elcirley Luz.

virginia superação.jpg

Primeira-dama de MT, Virginia Mendes com soldados americanos vitimas da guerra no Afeganistão

O presidente destacou que a participação da primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, por meio das articulações dela junto ao Governo, tem sido fundamental para o crescimento da categoria. “A dona Virginia não tem somente o título, ela vive o que estamos vivendo. Nós estivemos juntos na Grécia e em Abu Dhabi, com a presença de 131 países, que conheceram ela e o governador Mauro Mendes. Autoridades do mais alto escalão estão conectadas com eles. Eu não tenho dúvida de que Mato Grosso não será apenas considerado o Estado que mais produz alimentos, mas também o Estado da Inclusão.”

Comente esta notícia

(65) 99978.4480

[email protected]

Tangará da Serra - Tangará da Serra/MT